Infra-estrutura do sambódromo encanta Canoenses

A infra-estrutura do sambódromo municipal de Canoas, no Parque Eduardo Gomes, e a organização do evento despertam a atenção e encanta os participantes do Carnaval Solidário 2005. É um conjunto de profissionais, enfermeiros, guarda municipais, Brigada Militar e técnicos das mais diferentes áreas, envolvidos e comprometidos na organização de uma das maiores e mais animadas festas da cidade. Com as arquibancadas lotadas, as escolas de samba do município, esbanjaram graça e animação na primeira noite de desfiles, fazendo o público delirar ao som de pandeiros, tambores e na rouca voz dos puxadores.

Aos 85 anos, a dona de casa, Idelma, acompanhada da filha, diz que não deixa de participar da festa. Para dona Idelma, o Carnaval é uma terapia. "São tantos problemas durante o ano, que essa folia é um tratamento muito saudável", garante. Já as primas, Kelly Schüller e Jeaneffer Silva, que pela primeira vez participaram do Carnaval de rua, levando os filhos, um de 11 meses e o outro de 1 ano e meio, a Administração Municipal acertou em cheio com o investimento feito no sambódromo. "Canoas estava praticamente fora do Carnaval e o sambódromo foi uma ótima iniciativa. Dessa maneira, as comunidades têm a oportunidade de mostrar o trabalho de um ano inteiro", diz Jeaneffer.

Para o jovem casal, Vilmar e Melina, apostar em uma noite de festa no sambódromo municipal foi uma experiência nova. "Nossos amigos elogiaram muito o Carnaval Solidário do ano passado. Eu não podia deixar de participar e comprovar com os meus próprios olhos", afirma Melina. Acostumado com o ritmo agitado e com a alegria da folia, o pai de quatro pequenos foliões, Valdez Vidal, morador do bairro São José, diz que o Carnaval é assunto o ano inteiro dentro de casa. "Nossa família adora Carnaval. Minha esposa desfila e nós ficamos acompanhando e torcendo pela escola", diz orgulhoso.

Segundo o secretário do Desporto, Cultura e Juventude, Lademir Silveira, a prefeitura trabalhou muito para oferecer uma festa limpa, organizada e segura. "Com toda certeza, o Carnaval de Canoas vai se tornar referência no Estado", diz o secretário, animado com número de participantes da primeira noite dos desfiles, cerca de 12 mil pessoas. De acordo com o dirigente, o público que ontem (6) lotou o sambódromo, superou as expectativas da organização. Silveira acredita que nesta segunda-feira o número de pessoas seja ainda maior, girando em torno de 15 mil pessoas.