Projeto-piloto entrega título de agente ambiental a voluntários

Na noite de sábado (3) durante um jantar de confraternização na sede do Clube Náutico Albatroz, foram entregues a dezessete pessoas, num projeto piloto, a Carteira de Agente Ambiental Voluntário. Numa iniciativa da Prefeitura de Canoas através da Secretaria Municipal de Preservação Ambiental (SEMPA), em parceria com a Associação para Pesquisa e Técnicas Ambientais (APTA), Associação dos Pescadores e Moradores da Praia do Paquetá e o Clube Albatroz, o documento capacita o voluntário a lavrar um auto de constatação, quando for verificado irregularidades ambientais. A iniciativa faz parte da programação da Vl Semana do meio Ambiente, que iniciou no dia 1° de junho (Ver Box).

Durante a solenidade de entrega das carteiras, o diretor de fiscalização ambiental da Sempa, Marco Rosa, destacou a importância de se legitimar, através do documento um trabalho que já é desenvolvido há algum tempo: "são pessoas com ligação direta ao meio ambiente, e que atuarão como fiscais voluntários dentro de suas atividades". diz . O presidente da associação dos moradores do Paquetá, Paulo Denilto lembrou da necessidade da preservação e da conscientização , até como forma de garantir o sustento através da pesca.

Para o presidente da APTA, Clóvis Braga, essas ações servem para fortalecer a parceria com a Prefeitura Municipal na preservação do meio ambiente em Canoas. Clóvis lembra que atualmente a APTA possui em torno de 150 associados, e que entre as ações, existe um mutirão de limpeza nas ilhas e no rio Gravataí que acontece a cada 2 meses junto com a Sempa. Informações pelo fone 3466-8411 ou pelo e-mail aptacanoas@terra.com.br .

A Semana do Meio Ambiente vai até o dia 5 de junho e tem intensa programação para a comunidade. Confira a programação de hoje e amanhã :

04 DE JUNHO - DOMINGO

9h às 17h - Brinquedos infláveis, oficinas pedagógicas, apresentações de grupos teatrais e de bandas locais e palestras educativas.

Local: Parque Municipal Getúlio Vargas.

10h - Comemoração de 1 ano do ZOO Municipal

Durante todo o dia, ocorrerão visitas monitoradas com orientações ambientais e atividades com crianças. Das 10h às 12 h o Grupo teatral Pernas pro Ar com o artista Luciano Wieser, com trabalhos artísticos e origami. As 15 horas apresentação do boneco Juca, abordando questões ambientais.

Local: Parque Municipal Getúlio Vargas.

15h - Inauguração do Parque Pinto Bandeira.

Foram implantados cancha de bocha, espaço de lazer, urbanização e arborização.

Local: Rua Santos Ferreira esquina estrada do Nazário

05 DE JUNHO - SEGUNDA-FEIRA

9h às 17h - Brinquedos infláveis, oficinas pedagógicas, apresentações de grupos teatrais e de bandas locais e palestras educativas.

Local: Parque Municipal Getúlio Vargas.

14h - Diplomação dos Agentes Ambientais Mirins

Projeto envolve seis escolas infantis do município. Cada escola classifica os 20 melhores alunos (de 4 à 5 anos). Os 120 recebem uma camiseta e diploma de Agente Ambiental Comunitário. Projeto voltado à Coleta Seletiva de Canoas.

14h30min - Apresentação da Boneca Selenoas.

Lançamento do mascote do projeto da Coleta Seletiva com crianças de escolas infantis.

15h - Apresentação do Coral da ACADEF

Local: Parque Municipal Getúlio Vargas.

19h - Palestra: "Gestão Ambiental"

Palestrante: André Luiz Arnhold, engenheiro sanitarista da Sempa. Voltada para a comunidade em geral.

Local: Auditório da ACADEF

20h - Entrega da Premiação dos Parceiros Ambientais 2006.

Serão entregues 30 prêmios, divididos em três categorias: empresas privadas, Ongs e cidadãos. O critério de escolha dos premiados foi o trabalho desenvolvido no último ano sobre a preservação de questões ambientais.

Local: Auditório da ACADEF