Crianças de abrigo municipal participam de colônia de férias
Cercados por uma vegetação natural, exuberante, um grupo de 21 crianças acolhidas no Abrigo Municipal Raio de Sol, em Canoas, participou de uma Colônia de Férias durante todo o mês de janeiro, no sítio Quinta d’ Estância, especializado em turismo rural pedagógico.
Crianças e adolescentes, entre os 7 e 16 anos, tiveram um pouco das suas realidades transformadas a partir de atividades lúdicas, passeios, trilhas ecológicas, banhos de piscina, almoços prolongados e cuidados com os animais. Elas conviveram com hábitos que estimulam a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. Uma das programações foi realizada nesta sexta-feira (29). A primeira atividade do período da manhã foi um passeio de trator num espaço onde convivem araras azuis, tucanos, pavões e jabutis. Outras atividades como um passeio na ponte sobre um açúde e uma brincadeira com tintas, incluíram a programação.
O menino B., 14 anos, destaca que foi possível conviver com os macacos bugios, “eles vem bem pertinho de nós”, conta com entusiamo. Com 8 anos, a menina G. , faz questão de entregar ração para as galinhas, ela passou por um transplante de rins realizado em 2015, enquanto outro grupo alimenta as cabras e as avestruzes. “Aprendemos a tirar leite de vaca, ajudamos a construir uma balsa e ainda participamos de um luau”, conta o jovem A.C., 16 anos. “O que mais gostei foi poder escorregar no tobogã e participar de uma festa à fantasia”, destaca E.S., 14 anos.
Realizada pelo segundo ano consecutivo, desde 2015, a colônia de férias, foi possível graças a uma parceria da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente com o espaço Quinta D’ Estância, único local do Brasil que possuí o selo azul do Pacto Global, concedido pela Organização das Nações Unidas, por ações de desenvolvimento sustentável e preservação do meio ambiente.