Prefeitura começa a entrega de uniformes nas escolas de Ensino Fundamental

Prefeitura começa a entrega de uniformes nas escolas de Ensino Fundamental

Mais de 30 mil alunos, das 44 escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Canoas recebem, a partir desta quinta-feira (11), uniformes e o kit de material escolar para o ano letivo que começa no dia 24 de fevereiro. O calendário de entrega se estende até o dia 19 de fevereiro. A primeira entrega foi realizada pela manhã, na EMEF Duque de Caxias, localizada no bairro Nossa Senhora das Graças. Na ocasião, pais, alunos e responsáveis lotaram as dependências da quadra poliesportiva da escola.

Aluno do 7º ano, Felipe Vicentini, 13 anos, recebeu seu kit das mãos do prefeito Jairo Jorge. “O uniforme escolar representa a igualdade, combate o consumismo e o individualismo”, ressaltou o chefe do Executivo Municipal. Rememorando um pouco da sua história de vida, ao conversar com os pais, lembrou das dificuldades de uma criança ao enfrentar o preconceito dentro de um ambiente escolar quando não haviam roupas suficientes para trajar na escola. “Eu vivi o preconceito, sei a dor de uma criança neste momento e as dificuldades de vocês pais, principalmente. Estamos investindo em uniformes escolares para que nossas crianças não passem o que passei”, ressaltou. O prefeito lembrou também os informativos que estão sendo entregues aos familiares juntamente com kits de material e uniformes. Produzidos pelas Secretarias Municipais da Educação e da Comunicação, os informativos, um flyer e um jornal, contêm os principais investimentos em Educação e em outras áreas do Município, realizados nos últimos sete anos. “Nosso dever é prestar contas. Essa é a nossa obrigação, mostrar o que está sendo feito com o dinheiro público”, finalizou.

O Secretário Municipal de Educação, Eliezer Pacheco, ressaltou que “todos se apresentam com a mesma dignidade dentro da comunidade escolar. Construímos políticas públicas dentro de espaços de igualdade, sem distinção”.

“Canoas serviu de exemplo para todo o Estado ao fornecer, pioneiramente, o uniforme, inclusive quando entregou a japona de inverno”, destacou a vice-prefeita Beth Colombo. De 2010 a 2015, foram distribuídos 386.266 kits de uniformes. E, de 2011 a 2015, foram 130.907 kits de materiais escolares. 

 

Comunidade escolar destaca a importância dos uniformes escolares

A esteticista Marinalda Bastos, começou a morar recentemente em Canoas, nascida em Manaus, no Amazonas, ela inicia uma nova etapa da sua vida com sua filha Mariana, 9 anos. Este é o primeiro ano que ela estudará na rede municipal, cursando o 4º ano. ”Estou achando tudo bem organizado”, ressaltou Marinalda. A professora Adriana Vicentini, gosta muito dos uniformes e do kit de material escolar, “isto representa igualdade e economia para os pais que não gastam tanto”. Felipe Vicentini, 13 anos, estudante do 7º ano, manuseia com cuidado o fichário e a mochila, alguns dos itens, e diz "gostei muito”. Matheus Telles Ferraboli, 8 anos, estudante do 3º ano, conta com os olhos brilhando, que além de apreciar muito, ajuda também na conservação e nos cuidados com as roupas e o material escolar. Seu avô, João Telles, 61 anos, aposentado, comemora as entregas. O segurança, Fabiano da Silva Toniolo, 47 anos, destaca que a “escola é muito boa e que tanto uniforme quanto o kit de material “são ótimos”. A diretora da EMEF Duque de Caxias, Vera Regina dos Santos, destacou também a importância da construção de uma escola igualitária a partir da entrega dos uniformes escolares.

Nesta quinta-feira, serão entregues também nas EMEFS Santos Dumont,  às 14h; Pernambuco, às 15h; e Theodoro Bogen, às 16h.

Participaram do evento o presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Ritter; subprefeito da Região Sudeste, Márcio de Freitas.

Dia 12/02/2016 - Quadrante Nordeste - Sexta-feira

EMEF Paulo Freire                          8h30

EMEF Sete de Setembro                  9h30

EMEF General Neto                        10h30

EMEF Walter Peracchi                     14h

EMEF Irmão Pedro                         15h

EMEF Rondônia                              16h

 

Dia 15/02/2016 - Quadrante Nordeste - Segunda-feira

EMEF Castelo Branco                        8h30

EMEF Gov. Leonel de Moura Brizola     9h30

EMEF Nancy Pansera                        10h30

EMEF Carlos Drummond de Andrade    14h

EMEF Guajuviras                              15h

EMEF Erna Wurth                              16h


Dia 16/02/2016 - Quadrante Noroeste - terça-feira

EMEF Ministro Rubem Carlos Ludwig      8h30

EMEF Thiago Wurth                              9h30

EMEF Odette Yolanda de Freitas           10h30

EMEF David Canabarro                         14h

EMEF Max Oderich                               15h

EMEF Gonçalves Dias                           16h


Dia 17/02/2016 - Quadrante Noroeste - quarta-feira

EMEF Ceará                                       8h30

EMEF Rio de Janeiro                        9h30

EMEF João Palma da Silva                   10h30

EMEF Bilíngue Vitória                          14h

EMEF João Paulo I                           15h

EMEF Arthur Pereira de Vargas             16h


Dia 18/02/2016 - Quadrante Sudoeste - Quinta-feira

EMEF Assis Brasil                               8h30

EMEF Paulo VI                                    9h30

EMEF Francisco Pinto Bandeira            10h30

EMEF Nelson Paim Terra                      14h

EMEF General Osório                           15h

EMEF Monteiro Lobato                         16h

EMEF Barão de Mauá                           17h

 

Dia 19/02/2016 - Quadrantes Nordeste/Sudoeste - sexta-feira

EMEF Rui Cirne Lima                            8h30

EMEF Rio Grande do Sul                       9h30

EMEF Ícaro                                        10h30

EMEF Edgar Fontoura                           14h

EMEF Tancredo Neves                          15h

EMEF Ildo Meneghetti                          16h

 

EMEF Arthur Oscar Jochins                   17h


Veja mais: