Fiscalização apreende 40 pássaros por maus tratos no bairro Niterói

Fiscalização apreende 40 pássaros por maus tratos no bairro Niterói

Os fiscais da secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) apreenderam, nesta quinta-feira (23), cerca de 40 pássaros em uma residência localizada no bairro Niterói. A ação conjunta com a Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram) e a Guarda Municipal identificou maus tratos aos animais: havia 32 canários belga disputando espaço em apenas uma das gaiolas recolhidas. 

A operação ocorreu após denúncia encaminhada pelo Ibama de que havia pássaros silvestres e uma clínica clandestina no local, o que não se confirmou. A residência possuía um ambiente cheio de gaiolas com aves domésticas, em situação regular. O recolhimento foi de parte desses animais.

Além da apreensão, a Patram emitiu um termo circunstanciado pelo crime de maus tratos aos animais, com base no laudo do veterinário do Mini Zoo de Canoas, Elisandro Santos, que integrou a equipe. Os animais foram levados ao zoológico para reabilitação. O veterinário identificou que um pássaro perderá a pata e outro está com tumor, o que possivelmente levará a óbito. O secretário de Meio Ambiente, Cristiano Pacheco, acompanhou a ação.