Gincana ambiental envolveu 78 escolas municipais durante 5 meses
Desde o mês de junho, o Projeto Canoas Inovando na Educação tem mobilizado 78 escolas da rede municipal de ensino. Desenvolvida pela Secretaria da Educação de Canoas (SME), através a Diretoria Pedagógica, em parceria com a Secretaria Municipal de Projetos Especiais, Captação e Inovação, a ação busca promoção da educação ambiental. Estudantes de 39 escolas de educação infantil (EMEIS) e de outras 39 escolas de ensino fundamental (EMEFs) disputaram entre si uma gincana. Os vencedores da competição serão conhecidos na próxima segunda-feira (4), a partir das 8h30, no auditório Sady Schiwtz, na sede da prefeitura.
O Projeto Canoas Inovando na Educação caracterizou-se por ser uma estratégia pedagógica que visou à articulação das escolas da rede municipal em torno da promoção da educação ambiental, da interdisciplinaridade, do trabalho em equipe e da cidadania. A arrecadação de material reciclável retirados das ruas da cidade e destinado aos postos de reciclagem nos diferentes quadrantes foi uma das principais atividades desenvolvidas no decorrer da gincana e a que envolveu o maior número de alunos, determinando às escolas vencedoras pelo acúmulo de pontos.
Além da arrecadação dos resíduos, o projeto, que tem patrocínio do Banrisul, buscou incentivar a participação em eventos e projetos desenvolvidos no decorrer do ano pela SME que sistematizaram a construção de conhecimento em diferentes áreas, tais como: Feira do Livro, CECA, Mostra Científica e Tecnológica, Fome de Ler, Seminário das Equipes Pedagógicas e cursos de formação continuada, plantio de árvore.
A última atividade a ser realizada é a Mostra Estudantil de Curtas-Metragens produzidos por alunos do ensino fundamental com a temático ambiental, que irá acontecer no próximo dia 04/12, às 8h30 no auditório Sady Schiwtz. Após, às 10h, irá ocorrer a culminância do projeto com a premiação das escolas vencedoras.