Gestores aprovam criação do Fórum de Desenvolvimento Econômico
Mais de 50 prefeitos da Região Sul do país participaram, em Gramado, da Reunião Regional Preparatória para o III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (III EMDS), nos dias 29 e 30 de janeiro. A reunião, sob a direção do coordenador-geral do III EMDS, prefeito Jairo Jorge, teve a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico de Canoas, Mário Cardoso, que, na ocasião, defendeu a criação do Fórum de Desenvolvimento Econômico.
O encontro - que também reuniu Prefeitos Empreendedores, com apoio do Sebrae/RS - objetivou a construção de diretrizes preparatórias ao III EMDS. Este evento vai tratar da sustentabilidade urbana do Brasil, entre os dias 7 e 9 de abril deste ano, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília/DF.
O secretário Mário Cardoso acompanhou as discussões e os trabalhos durante toda a programação, que contou com relatos de experiências de prefeituras com práticas reconhecidas pelo Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae. Canoas é uma dessas cidades, tendo sido agraciada com o prêmio na categoria Desburocratização, com um case sobre o Escritório do Empreendedor.
Fórum de Desenvolvimento Econômico
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Passo Fundo, Carlos Eduardo da Silva Lopes, propôs e teve aprovação à criação do Fórum de Desenvolvimento Econômico. Ele será o primeiro no Estado, devendo garantir espaço permanente para debates em torno de temas comuns. Assim, uma carta foi elaborada definindo o primeiro encontro estadual para maio deste ano, também na cidade serrana.
Para o secretário canoense, dois pontos justificam a criação desse Fórum: o ineditismo do movimento no RS e a necessidade de ampliação de espaços para debates desse segmento.
"Entre os objetivos do Fórum estão a troca de experiências, a articulação de iniciativas e a indução de políticas públicas que levem em conta a dimensão econômica, humana e sustentável do desenvolvimento", frisou Mário Cardoso.
No encontro em Brasília, Canoas vai apresentar sua experiência de gestão local, socializando suas boas práticas com os demais municípios brasileiros.