Gincanas impulsionam ações nas áreas social e da educação

Gincanas impulsionam ações nas áreas social e da educação

Duas atividades que prometem mobilizar Canoas nas áreas social e de educação foram lançadas nesta quinta-feira (15). A II Gincana Canoas Inovando na Educação e a VII Gincana do Natal Transformação para coleta de garragfas PET ocorrem até setembro, com o objetivo de estimular o desenvolvimento dos pilares da educação: aprender a conviver, fazer, pensar, reconhecer, ser, entender e transcender, cuidar do meio ambiente e a reutilização de materiais. As atividades são dirigidas à comunidade escolar da rede municipal de Ensino Fundamental e de Educação Infantil. A iniciativa conta com apoio do Programa Banrisul de Patrocínios.

A vice-prefeita, Beth Colombo, sustenta que os alunos são motivados a participar das gincanas em função de estarem colaborando para que a cidade tenha um belo cenário natalino; além de contribuirem para as questões ambientais, "que são fundamentais para que os canoenses tenham uma vida melhor no futuro".

Para o secretário municipal de Educação, Eliezier Pacheco, entre tantos projetos sociais realizados na cidade, o Natal da Transformação é um dos mais belos e que proporciona uma relação participativa. "A escola não é somente um espaço de aprendizado de conteúdos, é um local de aprendizado da convivência, da solidariedade, da ética e da camaradagem entre diretores, professores e alunos", destacou.

Natal da Transformação

A secretária municipal de Projetos Especiais de Captação e Inovação, Thais Pena, fez uma breve apresentação do Projeto Natal da Transformação, desde a sua criação, em 2009. A Prefeitura, segundo ela, tem em seu calendário anual atividades para a realização desse evento. Trata-se de um projeto social que promove a qualificação profissional e geração de renda para mulheres em vulnerabilidade social.

O projeto contribuiu, em 2014, para a criação da Cooperativa Casulo, que tem a participação 24 mulheres e um homem, que confeccionam artigos natalinos como guirlandas, luminárias e árvores.

Nos últimos anos, mais de 1,2 milhão de garrafas PET foram utilizadas para compor a cenografia do Natal em Canoas. O projeto conta com três eixos: social, ambiental e cultural. "O Natal da Transformação é um projeto cultural e social e o resultado dele é a decoração natalina", esclareceu Thais Pena. A secretária explicou ainda que a captação de recursos para execução deste projeto é por meio da Lei Rouanet (que prevê a dedução de imposto para a empresa que investir em cultura).