Carregando! Por favor aguarde...
Nesta sexta-feira (26), Dia Nacional do Surdo, o canoenses têm o que comemorar. A cidade terá, em 2015, uma Central de Intérprete de Libras (CIL) para auxiliar pessoas surdas. A central, que integra o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite, foi conquistada junto à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
A CIL será instalada até o final deste ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental Bilíngue para Surdos Vitória, localizada na Rua Caçapava, no Bairro Mathias Velho. Os atendimentos estão previstos para começar em 2015.
O secretário municipal da Educação, Eliezer Pacheco, destaca a importância da conquista junto ao Governo Federal, destacando a Central de Intérpretes de Libras como um equipamento que vai favorecer o surdo inclusive em uma consulta médica. "Nós, que temos a audição e a fala, já sentimos, muitas vezes, dificuldade para nos expressarmos ao médico. Imagine os deficientes auditivos", disse.
Avanço para inclusão
Em várias situações, o surdo tem necessidade de um intérprete e a CIL vai suprir essa demanda. "Sempre que houver uma ocorrência envolvendo um surdo, um intérprete poderá ser chamado, pois haverá um carro à disposição para o deslocamento", salienta Eliezer Pacheco. Ele adianta que Governo Federal repassará ao Município o veículo, mobiliário e equipamentos, como computadores. "Será um avanço muito grande para a inclusão", reiterou.
Escola bilingue
Este ano, a Escola Vitória deixou de ser especial para ser bilíngue, tendo como línguas oficiais a Libras e a Língua Portuguesa. Isso permite que familiares de pessoas surdas possam também estudar no local. Atualmente a escola tem 52 alunos, distribuídos nos turnos da manhã e tarde, e 20 professores. No local há curso de Libras aberto à comunidade, atualmente com uma turma de 20 alunos com aulas nas quartas-feiras à tarde.
Comunicação
"A partir do próximo ano, sempre que for preciso, a Central de Intérprete deslocará um professor para facilitar a comunicação", diz o secretário Eliezer Pacheco. Ele salienta que outros intérpretes poderão ser contratados para atender a demanda.
Os recursos para a CIL são federais, repassados ao Município pelo Governo Estadual. A implantação da Central em Canoas resulta da parceria do Governo do Estado e a Prefeitura de Canoas.
Serviço de Atendimento ao Cidadão: 0800-5101234