O prefeito de Canoas, Marcos Ronchetti, assinou protocolo de intenções para que o município ingresse no Sistema Nacional de Cultura. O ato ocorreu no gabinete, n manhã desta quinta-feira, reunindo a diretora de Cultura, Ivone Frare, Fernando Lima, Lorena Steiner eValnei Montesdioca, representando o grupo dos artistas plásticos.
Os artistas relataram o trabalho desenvolvido no primeiro ano de formação de grupo, enfatizando a integração dos 40 componentes, que em cada reunião planejam e preparam a execução de ações artísticas, como as exposições itinerantes, já consideradas um sucesso. Outros assuntos ficaram por conta da criação da Associação dos Artistas Plásticos de Canoas e do convite feito para Ronchetti participar da Feira de Natal dos Artistas Plásticos, que acontece em dezembro.
O prefeito destacou a importância das artes plásticas para a cultura do município, reafirmando o apoio à classe, desde que dentro da realidade existente no Município. Elogiou o trabalho de muitos artistas do município, mostrando a linda tela presenteada pelo talentoso Alex, jovem artista canoense de 13 anos, que pintou com impressionante beleza a praça do avião.
Elogiando a iniciativa do Departamento de Cultura, Ronchetti assinou o protocolo de intenções que viabilizará o ingresso de Canoas no Sistema Nacional de Cultura. Tal medida vai assegurar que o município passe a receber parte do Fundo de Cultura Nacional. O documento será encaminhado à Secretaria de Cultura do Estado, que dará continuidade ao processo junto ao Ministério da Cultura.