O Departamento de Saúde Secundária (DSS), da Secretaria Municipal de Saúde de Canoas (SMS), adquiriu nas últimas semanas um aparelho para medição da capacidade pulmonar (espirômetro). O novo equipamento está possibilitando a realização de testes de espirometria e o diagnóstico de doenças do aparelho respiratórios como DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), asma, enfisemas, dentre outras.
Segundo o diretor e pneumologista do DSS, João Deodato Lunardi, o espirômetro irá reduzir a demanda reprimida de exames e ainda, possibilitará a aquisição de medicamentos especiais para os pacientes que necessitarem. "A farmácia oferece as bombinhas para os pacientes, porém o medicamento só pode ser retirado mediante o exame", explica. Lunardi afirma que para realizar os exames é necessário encaminhamento médico, de consulta em qualquer Unidade Básica de Saúde.
As espirometrias ocorrem no Departamento de Saúde Secundária (Frei Orlando, 199 - 3º andar), que realiza 10 exames por dia. Vale lembrar, que quando a demanda reprimida for sanada, os exames serão agendados com tempo de espera de no máximo uma semana. O agendamento pode ser feito através do telefone 3462 1622.