A Escola Municipal Especial para Surdos Vitória realizou nesta sexta-feira, (05), 20 inscrições para o curso de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais). A partir das 07h30min o público começou a chegar, para garantir um lugar dentre as 15 vagas oferecidas pela instituição. As aulas iniciam na próxima sexta-feira, (12/08), e as turmas estão divididas por turno (manhã e tarde), de acordo com os níveis I, II e Avançado.
A direção da escola se surpreendeu com a procura pelo curso e conforme a diretora Mari Lúcia Mantelli, " isso é um reflexo de que a mentalidade das pessoas está mudando em relação aos surdos". Embora o curso seja gratuito a diretora acredita que o interesse do público, deve-se à consciência dos profissionais, familiares e demais pessoas que convivem com os deficientes auditivos. Para a estudante de Psicopedagogia, Márcia Dalben, que colocou seu pai de 59 anos na fila de espera desde o início da manhã, é importante todos poderem se comunicar. Ela comenta que sua intenção é aproveitar a oportunidade oferecida pela prefeitura, para realizar um trabalho voluntário, além de uma qualificação profissional.
O Curso de Libras tem duração de quatro meses e acontece pela terceira vez na escola. Os participantes que tiverem até 75% de freqüência receberão certificados e as aulas ocorrem sempre às sextas-feiras, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h.