O município de Canoas deu mais um passo em direção a implantação da Agência de Desenvolvimento. Na manhã desta segunda-feira (22), o prefeito Marcos Ronchetti e o secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Ernani Daniel, estiveram reunidos com o presidente da Câmara da Indústria Comércio e Serviços (Cics), Luiz Roberto Steinmetz, o presidente da agência Pólo/RS, Anton Bidermann, e representantes das universidades Ulbra e Unilasalle a fim de determinar os rumos da Agência de Desenvolvimento de Canoas.
Durante a reunião, realizada no prédio da Cics, ficou acertado que a próxima ação será sensibilização dos empresários do município para que se juntem ao projeto. "Para a formatação e perfeito desempenho de uma Agência de Desenvolvimento é necessário que sejam reunidos três segmentos da sociedade", explica o diretor executivo da Pólo/RS, Ronald Krummenauer. Segundo ele é preciso que o setor público, as universidades e os empresários estejam envolvidos.
Para o prefeito Marcos Ronchetti, esta união, que mobiliza segmentos diferenciados da comunidade, favorece no planejamento estratégico, estabelecimento de metas e de mecanismos para se alcançar o desenvolvimento proposto. De acordo com Ronchetti a instalação de uma agência no município fará com que os projetos que tem um tempo de 10, 15 ou 20 anos para a execução não sejam abandonados a cada sucessão de gestores públicos.
Segundo os dados apresentados pela Pólo/RS, já existem 26 Agências de Desenvolvimento (AD) espalhadas pelo Estado. As ADs servem como oportunidade de negócios para municípios e regiões. São organizações, geralmente não governamentais, que canalizam recursos e auxiliam na definição do foco de desenvolvimento local.