A preocupação com o destino da água e os efeitos das chuvas têm sido uma constante tanto da comunidade quanto de gestores públicos. Na manhã desta segunda-feira (17) o prefeito em exercío de Canoas, Jurandir Maciel, acompanhado de secretários municipais e técnicos da área ambiental, engenharia civil, agentes de defesa e dirigentes da Refap, reuniu-se com a prefeita de Esteio, Sandra Beatriz Silveira, o vice-prefeito, Gilmar Rinaldi, e diretores daquele município.
A audiência, pautada pela busca de soluções conjuntas para minimizar os danos causados pelas fortes chuvas que assolam o Estado nos últimos dias, ocorreu na sede da Secretaria de Preservação Ambiental em Canoas. No encontro os dirigentes apresentaram os principais focos de enchentes nas cidades e as alternativas utilizadas por cada município para conter e escoar as águas acumuladas.
Na ocasião foi criada uma comissão que será responsável pelos estudos técnicos relativos à hidrografia da região e a elaboração de projetos para solucionar as cheias. Integram esta equipe profissionais das prefeituras de Canoas, Esteio e da empresa Refap. As prefeituras de Gravataí, Cachoeirinha, Sapucaia e São Leopoldo, além da Metroplan, também serão convidadas para integrar o grupo.
Após a audiência, a prefeita de Esteio, acompanhada da equipe municipal de Canoas, percorreu os sistemas de contenção e prevenção contra as cheias desenvolvidos pela administração canoense. Entre os pontos visitados estava a Vala do Irineu e algumas casas de bombas