Canoas foi convidada especial no I Encontro de Líderes Surdos no Rio Grande do Sul, nesta sexta-feira, 3/6, no City Hotel em Porto Alegre. A Escola Especial para Surdos Vitória representou o município, através da interpretação do Hino Nacional em Língua de Sinais. A apresentação foi feita pelos alunos Jociane Alaiz Grokt e Marcos Daniel Dutra, que emocionaram os mais de 200 participantes do evento.
Durante a interpretação não ouve execução de som e a atenção se voltou aos jovens de Canoas. Para Jociane, poder representar o hino nacional para toda uma comunidade surda é muito gratificante. "É muito importante estar com os surdos e poder ser reconhecida por fazer alguma coisa", comenta. Seu colega Marcos Daniel complementou falando da emoção de ser assistido pela platéia. "Estou muito feliz, pois nunca fui assistido por toda uma comunidade surda", comemora o aluno. A diretora da Escola, Mari Lúcia Mantelli, explica que os surdos precisam de momentos de integração para perceber outras experiências.
O evento é uma promoção da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PPDs e PPAHs no RS (FADERS) e da Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos (FENEIS) e se estende até este sábado (4/06), das 8h30min às 20h.