A abertura do I Festival da Juventude Canoense (Festjovem) levou centenas de jovens, na noite desta quinta-feira, (22), ao Parque de Eventos Eduardo Gomes. A invovadora solenidade contou com a execução do Hino Nacional em ritmo de rock e o Hino de Canoas ganhou suavidade, interpretado pela orquestra juvenil da Escola de Música Doce Compasso. O prefeito municipal, Marcos Ronchetti, participou da abertura, acompanhado do presidente da Câmara de Vereadores, Nedy de Vargas Marques, do secretário estadual de Juventude, Mauro Zacher, e do secretário municipal de Desporto, Lademir Silveira e demais autoridades.
Durante a cerimônia, que foi toda traduzida por Língua Brasileira de Sinais (Libras), as equipes da gincana do Festjovem, grupos de dança e organizadores do evento e comunidade lotaram a lona do parque. Ronchetti abriu oficialmente as atividades, lembrando que a juventude não é definida somente pela idade e que para ele, que é pai, é um orgulho prestigiar um evento que incentiva o talento, valorizando os adolescentes. "Nosso festival será o passaporte para a descoberta de uma nova trilha, de uma nova praia e de uma nova forma de viver - muito mais colorida, já que sem química ; muito mais excitante, já que repleta de uma consciência limpa",enfatizou. O prefeito agradeceu a todos os envolvidos na organização do evento, que segundo ele será fundamental para que a Adimnistração Municipal invista em ações que realmente resultem em mais qualidade de vida dos jovens canoenses, um segmento da comunidade tão sedento de vida e esperança no amanhã
O secretário Lademir Silveira aproveitou para parabenizar o seu quadro de servidores do Departamento de Juventude, pelo esforço e determinação na realização do primeiro evento para jovens no município. " Agradeço principalmente à nossa diretora Bárbara Marconato, que foi a criadora do nosso Festival", falou Silveira.Segundo ele, fomentar a valorização dos jovens, fazendo com que apontem o que realmente querem, embasa a programação e também definirá as futuras ações da secretaria.
Os grupos Art e Dança, Studio Passo e Ballet Eronita apresentaram coreografias de street dance e passos de ballet, ao som da cantora Maria Rita, integrando uma só apresentação. A programação seguiu com o DJ Cabeção sorteando cortesias para festas, passando a animar a galera ao som de muito funk e música eletrônica.Para finalizar, assumiram o palco as bandas Mercedez e Sentido Inverso, esbanjando talento e animação à garotada com muito poprock.
O I Festival da Juventude de Canoas acontece no Parque Eduardo Gomes ( Av. Guilherme Schel, 3600), das 9h às 24 horas, se estendendo até sábado, 24, oferecendo rica e gratuita programação.
Confira a programação:
Sexta-feira 23/09 Exposições
Paloma Pizzi Rodrigues
Raquel Montagna
Oficinas Grazielle Rodrigues
13h30min às 15h30min Escola Nei Gomes e APAE
- Teatro Ao vivo: Paloma Pizzi Rodrigues
Pintura à óleo
- Texturização de madeira
- Formatação de cartões
15h30min às 17h30min
- Artesanato em jornal
- Escultura em argila
- Dança Afro
Atração especial Anderson
Barcellos
Desenho em Point
19h - Gravação do Programa Garagem (Ulbra TV)
21h- Apresentação Hip Hop (Grupo Ilusão Versus Realidade)
22h às 24h - Show de Bandas
Parlophone
Doctor Lee
Animação DJ Cabeção
Sábado 24/09
Oficinas
13h30min às 15h30min
- Grafite
- Decoupagem com pátina
- Dança de rua (Hip Hop)
15h30min às 17h30min
- Violão
- Técnica Vocal
- Craquelê Uruguaio
Exposições
- João Cláudio Dallabrida
- Wagner Costa
- Projeto Pescar
- Felipe Giuriatti
Ao vivo: Maicon da Silva
Escultura em argila
20h às 22h - Show da Banda Obra de Art
Premiação da Gincana
22h às 24h - Show de Bandas
Loading
Mandala
Animação DJ Cabeção