Cerca de 50 cuidadores e responsáveis por clínicas geriátricas participam até amanhã (27/4) do Curso de Capacitação de Vigilância em Saúde, promovido pelo Departamento de Vigilância Sanitária (DVS) do Município. A atividade de qualificação, que iniciou ontem e ocorre no auditório do prédio da administração municipal (15 de Janeiro, 15/ 8º andar), aborda diversas temáticas e conhecimentos necessários para os profissionais que trabalham com pessoas da terceira idade.
De acordo com a diretora do DVS, Rosa Maria Groenwald, desde a municipalização da saúde, a cidade conquistou muitos avanços no que diz respeito aos cuidados com os idosos. Rosa destaca que o departamento vem realizando inúmeras políticas públicas para garantir melhores condições de vida na terceira idade. Conforme ela, a situação era precária, em 2002, quando foi traçado o perfil do idoso institucionalizado. "Diversas Instituições de Longa Permanência - este é o temo que queremos implantar e não asilo - não apresentavam condições de higiene e muitas delas viviam na clandestinidade. No entanto, por meio de fiscalizações e orientações propiciadas pelo DVS, houve resultados excelentes", ressalta. Um dos diversos exemplos do trabalho desenvolvimento pelo departamento reflete-se a clínica São Matheus, localizado na rua Tuiuti, 55, no Centro, que receberá, no próximo dia 13 de maio, o Troféu Competência, na categoria clínica geriátrica, instituído pela Agência Primordiale, que irá premiar profissionais em diversas áreas. Rosa complementa que as outras instituições no município também vem seguindo o monitoramento por meio de adequações que visam proporcionar maior qualificação e assistência aos idosos.
Conforme a proprietária da clínica São Matheus, Júlia Rocha, que é terapeuta ocupacional, e está fazendo o Curso de Capacitação, trabalhar com os idosos faz parte de uma realização pessoal. Ela salienta que desde os 14 anos tinha o sonho de trabalhar com as pessoas da terceira idade. "Aqui é um ambiente familiar e com a ajuda da vigilância sanitária que dá o respaldo técnico, conseguimos desenvolver ações de qualidade", salienta. Para a dona Guiomar da Silva, de 67 anos, que mora por opção na casa, o local é um lugar muito calmo e agradável para viver. "Aqui é um paraíso. Tudo aqui é muito bom: a comida, o café, os amigos e os colegas", revela.
Nesta quarta-feira, o DVS dá continuidade ao curso de capacitação em que serão tratados os seguintes assuntos:
- 8h - Medicamentos e farmácia básica
- 9h - Água para consumo humano
- 10h30min - Saúde Bucal do idoso
- 14h - Boas práticas de fabricação
- 15h30min - Manipulação de alimentos
- 18h - encerramento