A Prefeitura de Canoas e a Caixa Econômica Federal assinaram, na tarde desta quarta-feira(29), contrato para a construção de 240 moradias populares, consolidando mais uma parceria do Programa de Arrendamento Residencial (PAR). Situadas no Residencial Nascente do Araçá, as unidades destinam-se aos canoenses com rendimento mensal familiar de até seis salários mínimos e que estejam escritos na Secretaria Municipal de Habitação.
Quebrando o protocolo, o prefeito foi o primeiro a falar sobre o programa, salientando a importância do programa desenvolvido junto com a Caixa. " Este é o quinto plano PAR de nosso município e a concretização foi possível através desta parceria e do trabalho conjunto feito pelas secretarias envolvidas", declarou Ronchetti, referindo-se a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano (SMPU), Secretaria Municipal de Habitação (SMH), Secretaria Municipal de Preservação Ambiental (SEMPA) e Secretaria Municipal de Obras Públicas. Ao mesmo tempo, comentou que se ao logo dos anos as outras administrações tivessem investido em projetos como o PAR, o déficit habitacional da cidade seria inferior ao registrado nos dias de hoje.
Localizado no Bairro Estância Velha, o empreendimento totaliza um investimento de R$ 6milhões e disponibilizará moradias com cinco pavimentos, com sala, dois dormitórios , banheiro, cozinha conjugada, área de serviço e área útil de 33,90 metro. O residencial contará também com área de lazer e recreação. A previsão é de que o canteiro de obras já esteja instalado até o próximo dia 31, sendo que os trabalhos de terraplanagem inicie na próxima semana.
Além do prefeito Marcos Ronchetti, assinaram o contrato os vendedores da área Flávio Cemin e Nilva Cemin, o superintendente regional da Caixa, Plínio Graef e o proprietário da empresa construtora, Ricardo Ramos. Presentes ao ato os secretários Francisco Fraga, de Governo, Luiz Busato, de Planejamento Urbano, Marco Aurélio Chedid, da SEMPA, Sílvia Perrone, secretária de Obras Públicas, assim como o vereador Jesus Coffy Rodrigues , o gerente geral da agência Centro da Caixa, Eduardo Kisner, o gerente de Mercado da Caixa, Roque Schneider, e Lineu Pacheco, responsável pela venda da área.