O prefeito municipal de Canoas, Marcos Ronchetti, recebeu nesta quarta-feira (16), visita de representantes de empresas ligadas à indústria e ao comércio. O encontro ocorreu no gabinete do chefe do Executivo, onde foram recebidos o diretor do SENAC Canoas, Edson Marasca, o empresário Gilberto Carucio Junior (SEBRAE-RS) e os representantes do Sindilojas de Canoas, Edson Medeiros e Imidio José Gob. A visitação foi conduzida pelo secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ernani Daniel.
Na oportunidade, o grupo convidou Ronchetti a prestigiar o Fórum Permanente de Gestão Pública, que ocorrerá no próximo dia 29, no Hotel Plaza São Rafael em Porto Alegre. O evento visa refletir junto com gestores públicos e privados a importância do empreendedorismo no desenvolvimento sustentável dos municípios. Ronchetti garantiu presença e ressaltou que será mais uma oportunidade de divulgar Canoas ao restante do Estado. Segundo ele, para se administrar uma cidade é preciso propagar as ações que estão sendo realizadas, além de buscar apoios e parcerias.
O diretor Edson Marasca (Senac/Canoas), reconhece a estratégia e salienta que a participação do prefeito municipal engrandecerá o evento, além de possibilitar um espaço para Canoas estar integrando a programação da próxima edição do evento.
No encontro, também foi abordada a importância de investimentos no setor da indústria da moda. Segundo o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Daniel, o crescimento da escola de educação profissional canoense (SENAC), nessa área, reflete a necessidade.
O prefeito Ronchetti salientou que 4 % das atividades econômicas do município são voltadas ao vestuário. Ao mesmo tempo, reforçou que para o crescimento do setor é preciso trabalhar para mudar a mentalidade dos canoenses, quanto ao consumo da produção local. "Nossas confecções são muito boas e algumas exportam mercadorias para as grandes metrópoles como São Paulo, por exemplo. Mas é fundamental que as pessoas tenham esse conhecimento e comprem aqui", reforça.
Assim como Canoas, os demais 495 municípios do estado foram convidados a participar do evento. A promoção é da Federação do Comércio do Rio Grande do Sul, a Fecomércio e acontece pela segunda vez na Capital.