O departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal da Saúde de Canoas promoveu nesta quarta-feira (28) uma blitze educativa junto aos estabelecimentos comerciais instalados às margens da prainha do Paquetá, no Mato Grande.
A ação, explica a diretora do departamento, Rosa Groenwald, visa a conscientizar os comerciantes de gêneros alimentícios sobre condições gerais dos estabelecimentos, higiene e cuidados com a manipulação de alimentos. De acordo com a diretora, nesta época do ano existe um aumento dos freqüentadores do local e consequentemente um número maior de comerciantes. Segundo ela em razão da grande quantidade de pessoas e do alto volume de alimentos comercializados é necessária uma ação mais intensa a fim de evitar irregularidades que venham a prejudicar a saúde da população.
No local, profissionais da vigilância alimentar fiscalizaram os estabelecimentos, orientaram quanto as modificações necessárias e entregaram panfletos sobre regas e aspectos para uma boa refeição. A ação também contou com os fiscais do controle de animais e zoonoses que conversaram e distribuíram materiais para os proprietários de animais.
No próximo dia 10 de janeiro, às 14h, a Vigilância vai promover um curso de orientação de manipulação, acondicionamento e refrigeração de alimentos. A capacitação, voltada aos proprietários de bares e estabelecimentos comerciais da prainha do Paquetá, acontece lá mesmo, as margens do rio. As ações da equipe de controle de animais e zoonoses também serão intensificadas.