A Prefeitura de Canoas, através do Departamento Municipal de Trânsito lançou nesta terça-feira (21/02), Campanha volta às Aulas. A iniciativa foi marcada em solenidade oficial, na saída do turno da manhã do Colégio Concórdia, em Niterói. O ato contou com a presença do secretário municipal de Transportes e Serviços Públicos, Varner Martins Araujo, do diretor municipal de Trânsito, Oswaldo Steffen, das pedagogas que coordenam a iniciativa no departamento, do diretor da insitituição de ensino beneficiada, Celso Jancke e alguns agentes de trânsito.
Na oportunidade foram entregues folderes educativos aos estudantes e demais comunidade escolar presente. Para o menino Gustavo Alves, de 09 anos, a lição já vem de casa e o estudante afirma que sabe os seus direitos e deveres em relação ao trânsito. De acordo com o pai, Gilson Alves, é importante reforçar o que é passado em casa. " Esse trabalho complementa o que tentamos passar em casa, acho fundamental", afirma.
Segundo o secretário Varner Araujo, a campanha de volta as aulas é um complemento do trabalho desenvolvido pela atual administração ao longo de seis anos. Neste período ações educativas, como blitzes, panfletagem, concurso de trabalhos escolares ligados ao segmento, e demais atividades, vem sendo realizados a fim de prevenir os acidentes e sensibilizar os motoristas. Araujo afirma, que a legislação do Código Brasileiro de Trânsito prevê em sua constituição a obrigatoriedade de trabalhos educativos. Ele complementa que " a educação para o trânsito além de ser um dever, é um direito que todos de todos os cidadãos".
A campanha volta às aulas seguirá até o dia 10 de março, abrengendo algumas escolas da rede particular, estadual e municipal de ensino. A ação visa a orientar os motoristas, estudantes e pedestres, quanto aos cuidados no trânsito, principalmente próximo as escolas, através de folderes educativos e mensagens nos ônibus e pontos de grande fluxo na cidade. As avenidas Boqueirão, Guilherme Schell, Rio Grande do Sul e Victor Barreto.
O que?
Campanha Educativa Volta às Aulas
Quando? de 21/02 a 10/03
Onde? Horário?
21/02 - Colégio Concórdia Niterói - saída da manhã
21/02 - Centro Educacional La Salle - entrada da tarde
22/02 - Colégio Maria Auxiliadora - saída da manhã
22/02 - Colégio Espírito Santo - entrada da tarde
23/02 - Centro de Educação Básica La Salle - Niterói -saída da tarde
23/02 - La Salle - Niterói - entrada da tarde
01/03 - Colégio Duque de Caxias - entrada da tarde
01/03 - IPUC - saída da tarde
02/03 - Unidade de Ensino Cristo Redentor - entrada da tarde
02/03 - Escola Dr. Martinho Lutero - saída da tarde
03/03 - Unidade Escolar São Marcos - entrada da tarde
03/03 - Escola Imaculada - saída da tarde
06/03 - Escola São João - entrada da tarde
06/03 - Unidade Escolar Paz - saída da tarde
07/03 - Escola Municipal de Ensino Fundamental Arthur Oscar Jochins - entrada da tarde
07/03 - Escola Estadual Guanabara - saída da tarde
08/03 - Escola Municipal de Ensino Fundamental Guajuviras - entrada da tarde
08/03 - Escola Municipal de Ensino Fundamental Ícaro - saída de tarde
09/03 - Escola Municipal de Ensino Fundamental Sete de Setembro - entrada da tarde
09/03 - Colégio Estadual Marechal Rondon
10/03 - Escola Estadual de Ensino Médio Visconde de Rio Branco - entrada da tarde
10/03 - Escola Municipal de Ensino Fundamental Jacob Longoni - saída da tarde