A Escola Municipal de Ensino Fundamental Artur Jochims é uma das cinco escolas de todo o Estado a participar nesta segunda-feira (10) da Sessão Plenária Especial do Estudante, alusiva ao Dia Internacional da Mulher. Esta iniciativa denominada Deputado Por Um Dia, o plenário deverá ser composto por jovens deputados e deputadas, que vão propor e apreciar matérias sobre a luta da cidadania das mulheres, a igualdade de gêneros, a questão da mulher no Rio Grande do Sul e a construção de uma sociedade mais justa e solidária voltada para a paz.
A escola irá apresentar o projeto de lei que cria a Semama Estadual de Luta Contra a Discriminação da Mulher. 11 alunos da escola participarão na primeira parte do dia, conhecendo a casa e seu funcionamento e no outro turno simulam sessões plenárias, com criação de partidos, defesa de projetos na Tribuna, apreciação de orçamento, entre outras atividades parlamentares.
A diretora da escola, Maria Júlia de Almeida fala que é muito importante a oportunidade que estes alunos estão tendo, "a maioria dos alunos não tem conhecimento algum de como a Assembléia Legislativa trabalha, muito menos como um projeto é discutido e votado", comenta a diretora. Ela ainda ressalta o grande empenho que os alunos estão demonstrando neste projeto, o trabalho árduo que os professores Jéferson e Mara fizeram para que esta oportunidade aparecesse para os alunos.
Esta iniciativa acontece uma vez por ano, da qual abre as portas do Legislativo para alunos das redes pública e privada, que estejam cursando da 7º série do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, para que os alunos vivam a experiência e conheçam as atividades do Parlamento. O projeto aprovado entre os alunos, vai para apreciação dos deputados estaduais da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul.