O Dia do Desafio em Canoas reuniu 215 mil de pessoas, que se mobilizaram na luta contra o sedentarismo, realizando atividades físicas por pelo menos 15 minutos. Em diversos pontos no município, empresas, universidades, escolas e demais entidades substituíram as suas atividades para integrar a saudável competição entre cidades. Nos parques municipais Getúlio Vargas e Eduardo Gomes aconteceu a I Caminhada Orientada da Ginástica Laboral, onde profissionais de educação física forneceram dicas de saúde e nutrição aos participantes. Neste ano Canoas disputa o Dia do Desafio com a cidade mexicana San Cristobal de Las Casas.
De acordo com a Secretaria de Desporto, coordenadora do evento em Canoas, o número de pessoas que fizeram algum tipo de exercício físico durante o dia foi de 215 mil. Outro fato marcante foi a doação de alimentos não-pereciveis, o Senai de Canoas doou 120 litro de leite, já o Supermercado Unidão colaborou com 100 kg de alimentos. Com as demais doações, o evento arrecadou mais 400 kg de alimentos, que serão repassados a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania e Maca, que irão distribuir à entidades cadastradas. Entre as estações Niterói à São Luis, o Trensurb através do Hospital de Pronto Socorro e Hospital Nossa Senhoras das Graças realizou 14.220 verificações de pressão arterial. Já a equipe da Ginástica Laboral orientou com atividades físicas, 7 mil passageiros no interior dos trens.
A I Caminha Orientada atraiu bom publico de praticantes, onde profissionais de educação física forneceram todo o tipo de dicas de saúde e de nutrição. A dona-de-casa Marli Zanatta destaca este tipo de evento, "isso não deve só acontecer num único dia, é sadio ocorrer todos os dias", comenta. Já a autônoma Iara Nunes, fala da importância de atividades físicas para o bem-estar, "exercícios físicos fazem bem para a saúde, é mais que necessário para nossas vidas", afirma Iara.
Na praça de evento do Conjunto Comercial Canoas, servidores municipais e pessoas que passavam pelo local participaram de um aulão especial com professores da Ginástica Laboral. Ganha a disputa quem mobilizar o maior número de pessoas para a prática de exercícios físicos durante o dia. No Estado o Dia do Desafio mobilizou 282 municípios que disputam com cidades da América Latina e Central.