O estatuto do idoso e a violência sofrida por ele e pela mulher, foram os assuntos debatidos no encontro promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SMASCI), no Centro Social Urbano São José. O encontro, ocorrido nesta quinta-feira (17/8), é parte da programação do Ciclo de Palestras que discutirá - com a comunidade - temas voltados à cidadania. Aproximadamente 30 pessoas participaram da atividade na manhã de hoje.
A Delegacia para Mulher de Canoas foi representada pela escrivã Gisanne Tassinari, que falou sobre a violência contra a mulher e o trabalho do órgão para atender e coibir os casos. "Muitas pessoas nos procuram para registrar ocorrências de furtos, o que não é nossa função. Tratamos da violência física e psicológica contra as mulheres", enfatiza. Gisanne ainda ressaltou a importância do encontro, uma vez que as pessoas estão sendo orientadas a registrarem estes tipos de casos.
Na segunda parte do evento, o advogado Francisco de Paulo Figueiredo orientou os participantes sobre os direitos das pessoas da 3ª idade contidos no estatuto do idoso. "Os idosos devem se manifestar para fazer valer seus direitos com plenitude", declarou aos participantes. Os presentes interagiram com o palestrante através de perguntas, além de receberem cartilhas sobre o estatuto. Figueiredo destacou que o esclarecimento da legislação é fundamental para a conscientização dos idosos sobre seus direitos.
A aposentada Natalia da Rosa Santos, 60 anos, mostrava-se satisfeita com os debates. "É muito proveitoso poder estar informada sobre assuntos tão pertinentes. Vou levar o que aprendi aqui, para pessoas conhecidas", relata.
O encontro foi o terceiro de uma série de onze que ocorrerá até outubro. Os próximos debates também abordarão o código de defesa do consumidor, orientado pelo diretor do Procon municipal, Egomar Corbelini e sobre Previdência Social, com representantes da agência do INSS em Canoas, Alberto Alegre e Plínio Torres. Conforme o diretor de cidadania da SMASCI, Jurandir Bonacina, o objetivo é levar à população o conhecimento dos seus direitos e deveres.
O Ciclo de Palestras conta com o apoio do Centro de Convivência do Idoso (CCI), Centro Social Urbano Mathias Velho e São José, Conselho Municipal de Clube de Mães, Delegacia para Mulher, Promotoras Legais de Canoas e União das Associações de Moradores de Canoas (Uamca). Informações podem ser obtidas pelo fone 3428-1643, com Ricardo Leite, no Departamento de Cidadania.
Confira a programação do Ciclo de Palestras:
21/8 - 14h30min - Temas : Estatuto do idoso e Violência contra a mulher e o idoso
Local : Conselho Municipal de Clube de Mães
23/8 - 14h - Temas : Código de defesa do consumidor e Informações sobre a Previdência Social
Local :Centro de Convivência do Idoso
24/8 - 8h30min - Temas : Estatuto do idoso e Violência contra a mulher e o idoso
Local : Centro Social Urbano Mathias Velho
30/8 - 18h30min - Temas : Código de defesa do consumidor e Informações sobre a Previdência Social
Local : Centro Social Urbano São José
05/10 - 14h - Temas : Estatuto do idoso e Violência contra a mulher e o idoso
Local : Associação de Moradores da Vila João de Barro
09/10 - 15h30min - Temas : Código de defesa do consumidor e Informações sobre a Previdência Social
Local : Centro Social Urbano Mathias Velho
10/10 - 14h - Temas : Código de defesa do consumidor e Informações sobre a Previdência Social
Local : Associação de Moradores da Vila João de Barro
25/10 - 14h - Tema : Violência contra a mulher
Local : Escola Municipal Erna Wurth
26/10 - 14h - Temas : Código de defesa do consumidor e Informações sobre a Previdência Social
Local : Conselho Municipal de Clube de Mães
Endereços :
-\tCentro de Convivência do Idoso : Rua Irmão Guilherme, 31, bairro Mal. Rondom
-\tCentro Social Urbano Mathias Velho : Av. Rio Grande do Sul, 1790, bairro Mathias Velho
-\tCentro Social Urbano São José : Rua João Leivas de Carvalho, 535, bairro São José
-\tConselho Municipal de Clube de Mães : Rua Lafayette, 70, bairro Estância Velha
-\tEscola Municipal Erna Wurth : Avenida Principal s/nº, bairro Guajuviras.