Estende-se até sábado (19/8) a capacitação em aleitamento materno para as equipes do Programa Saúde da Família (PSF) dos postos Fátima e Mato Grande. O treinamento, realizado pela Secretaria Municipal da Saúde, teve início nesta quinta-feira (17/8) com a aplicação de um pré-teste sobre os aspectos essenciais da amamentação. O documento é um exercício para detectar o conhecimento inicial do grupo. No final do treinamento, os participantes retomam à avaliação para analisar o conteúdo e corrigir eventuais equívocos.
Para o pediatra e membro do grupo técnico do IUBAAM, Carlos Alberto Azevedo, as principais dúvidas dos participantes está atrelada à sobreposição da cultura popular ao conhecimento científico. Azevedo relata que na maioria dos testes é possível verificar erros relacionadas a ditos populares. "A dificuldade começa em definir o aleitamento materno exclusivo, que se trata apenas do consumo do leite, e do aleitamento materno complementado, que se refere ao acréscimo de chás, água e sucos", explica.
Os temas trataram de vários aspectos que envolvem o aleitamento materno, como problemas do bebê que dificultam a amamentação; a anatomia da mama, fisiologia da lactação, pega e posição; as vantagens da amamentação e razões médicas aceitáveis para complementação ou substituição do leite humano. O encontro teve grande abrangência, abordando também o saber popular, família e sexualidade na gestação; recomendações atuais e as políticas nacionais de amamentação, além de complementação alimentar. O papel das unidades básicas de saúde na promoção, proteção e apoio à amamentação também foi debatido.
A especialista em educação infantil e integrante do grupo técnico do Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação (IUBAAM), Rosangela Cardoso, destaca a importância do treinamento. Ela explica que os médicos e dentistas possuem o conhecimento acadêmico, porém os agentes comunitários, enfermeiros, técnicos, auxiliares de serviços gerais e demais servidores, precisam "falar a mesma língua". "É fundamental que o nível de informação e a capacidade de se comunicar seja unificada para avançar sobre o tema", argumenta Rosangela. O Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação (IUBAAM) é um projeto dos governos federal e estadual, que tem o objetivo de incentivar o aleitamento materno exclusivo até os seis meses.
A intenção da Secretaria Municipal da Saúde é qualificar, até o final deste ano, todos os servidores que atuam nas 12 unidades de saúde localizadas no lado oeste da cidade e as demais unidades, em 2007. As equipes treinadas desenvolvem atividades específicas para incentivar à amamentação na sua comunidade de abrangência.