A festa de inauguração foi completada com o início das aulas de robótica.
Grande parte dos 1.850 alunos participaram da festa de inauguração das novas dependências da escola municipal Thiago Würth, que foi marcada também pelo início das aulas de Robótica. Sem esconder a ansiedade e euforia, os alunos concentraram-se no pátio coberto, recém construído, para participar da solenidade, que teve a presença do prefeito Marcos Ronchetti, do secretário municipal de Educação e Cultura, além das equipes diretivas da SMEC e da escola, de pais e comunidade.
O secretário de Educação e Cultura, Marcos Zandonai, lembrou que o projeto foi desenvolvido pela equipe de arquitetos da SMEC e concretiza o compromisso da atual administração de modernizar e ampliar a estrutura física escolar. "Os professores, alunos e a comunidade passam a ter mais um espaço de lazer e cidadania", salientou. Foram investimentos de R$783.813,73 na construção de oito salas de aula, circulações, passarelas, depósito, pátio coberto com palco, cozinha dos professores e sanitários, totalizando 944,99 m2.
Ainda estão em fase de conclusão, as obras dos blocos 2, que abrigará salas de aula, e do 4, que é um ginásio poliesportivo. No total, serão investidos R$ 1.743.957,38 em todos os blocos, totalizando 2.501,72m2. Para encerrar a solenidade, o menino Guilherme Horst declamou a poesia Original, de Dimas Costa, e três alunos da 8ª série apresentaram a música Inferno, do grupo Reação em Cadeia.
Conferindo de perto a aula inaugural de robótica, o prefeito Ronchetti acompanhou a primeira vivência dos alunos da 8ª série com a nova ferramenta pedagógica, atento às explicações da professora Rosi Horst. Ela comemora o envolvimento dos estudantes. "Está sendo impressionante a motivação de todos, até mesmo na hora de cobrar o trabalho. Eles aceitaram os desafios propostos e os alunos que mais se destacaram foram os que têm dificuldade de concentração".
Incentivador do ensino tecnológico, o prefeito Ronchetti não escondia a satisfação em presenciar a "entrega" dos alunos em atividades que - até há pouco tempo - seriam inatingíveis para a rede municipal. "É compensador ver como os estudantes vibram com as iniciativas e programas que os envolvem de forma criativa, sobretudo, as que trazem o conhecimento aliado à tecnologia, à modernidade", ressaltou.
Divididos em grupos de quatro componentes, os estudantes finalizavam os últimos retoques de seus robôs. Cada equipe construiu um carro, que após a conclusão do projeto, funcionava pelo comando de um dos componentes. " Nunca pensei que conseguisse fazer uma máquina dessas", disse Sabrina Pereira, 14 anos. Para Robson da Silva, 18 anos, o desafio maior foi entender a instalação e montar o sistema. " Tivemos que pensar muito para que tudo funcionasse", comentou Robson, que também está se capacitando como eletricista no Senai.
Destinadas aos estudantes de 5ª a 8ª série, as aulas de robótica serão ministradas em todas as escolas municipais de Ensino Fundamental. Neste primeiro momento, as aulas serão implantadas em outras quatro escolas municipais, Irmão Pedro, Monteiro Lobato, Rio de Janeiro e Guajuviras, beneficiando 2.526 alunos.