A primeira ida ao dentista nem sempre é uma coisa ruim. Isso se esta visita ocorrer em tempo certo, ou seja, logo nos primeiros meses de vida do bebê. De acordo com a odonto-pediatra da Unidade Básica de Saúde Estância Velha (UBS), Lara Fábris, o acompanhamento odontológico até os três anos é fundamental. "Além de familiarizar a criança com o ambiente e o profissional, evita ações curativas", argumenta Lara.
Nesta quarta-feira (13/9), a UBS realizou o atendimento a estes pequenos pacientes. Na ocasião, as mães receberam orientações sobre a importância da higiene, os tipo de alimentos adequados a esta faixa etária e o uso de bicos e chupetas. Houve ainda demonstração de limpeza bucal e avaliação clínica das crianças. A odonto-pediatra fez demonstração da melhor forma de segurar a criança e mostrou que, até mesmo, a hora da escovação pode ser um momento de prazer, tanto para a criança quanto para a mãe ou responsável.
Lara explica que a redução do tempo de amamentação, a falta de higiene e o aumento de ingestão de alimentos industrializados, com conservantes e sacarose, são os principais responsáveis pelo aumento da incidência de cáries em crianças de zero a três anos de idade. Nesta faixa etária, 90% das crianças brasileiras estão livres de cárie dentária, enquanto que aos 36 meses, mais de 50% delas já apresentam a doença.
O objetivo da atividade está em evitar o surgimento de cáries dentárias, de modo a não exigir intervenções clínico-curativas, além de conservar todos os tecidos em bom estado de saúde. Interessados em agendar uma consulta, devem procurar a UBS Estância Velha de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, ou ainda, ligar para o telefone (51) 3472- 6974.