Depois de distinguir 130 funcionários, na segunda-feira (13/11), por 15, 25 e 30 anos de compromisso com o serviço público, a Prefeitura de Canoas prestou homenagem a mais 128 servidores nesta terça-feira (14/11), totalizando 258 colaboradores. Além da distinção concedida pelo prefeito Marcos Ronchetti, os homenageados foram presenteados com "pin" e diploma em evento ocorrido na Câmara de Indústria, Comércio e Serviço de Canoas (Cics).
Para o secretário de Recursos Humanos, Nelson Fernando Otto, a homenagem prioriza a valorização dos serviços prestados. O prefeito Marcos Ronchetti felicitou os servidores e explicou que, através do ato singelo da entrega de um broche e de um certificado, a comunidade canoense também os parabeniza pelo tempo de dedicação e esforço. "Este é, na verdade, o reconhecimento dos 350 mil habitantes de Canoas", declara o prefeito.
O prefeito Ronchetti, em sua fala, citou ainda as realizações e obras feitas na cidade com o apoio dos colaboradores e destacou a importância destes, lembrando a sua valorização por meio da tarefa de honrar o cronograma de pagamentos, 13º salário e reajustes. "A partir do primeiro mês do meu mandato como prefeito, terminaram os atrasos de pagamento, postura instituída até hoje", declarou, ressaltando também a capacitação, em dois anos, de 2,1 mil funcionários, pelo Serviço Capacitação da SMDGRH. Ronchetti revelou ter ficado emocionado em uma oportunidade, em que uma funcionária insistentemente pediu para conversar com o ele. "Ela queria me agradecer por um treinamento em São Paulo, que a Prefeitura lhe proporcionou, pagando a sua primeira viagem de avião e suas despesas para a sua participação em uma capacitação", lembra.
De acordo com o diretor do Departamento de Esgotos Pluviais da Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP), o engenheiro civil, Roque Paulo Minella, 56 anos e 30 de Prefeitura, a homenagem é um grande reconhecimento de trabalho que cada pessoa desenvolve. "Foi a Prefeitura que moldou e deu rumo à minha profissão. Abracei o serviço público desde o início da minha formação e foi aqui que conquistei toda a experiência que tenho hoje", considera, frisando que é importante a prestação de serviço à comunidade e ao contribuinte. "Ser útil e atender às reivindicações é o nosso papel, mas infelizmente nem sempre agradamos a todos e somos criticados injustamente", aponta o engenheiro, que em outras gestões já exerceu a função de titular da SMOP, e das Secretarias de Transportes e Serviços Públicos e Desenvolvimento Econômico.
O motorista da Medicina Ocupacional, Cláudio do Amaral Oliveira, 52 anos, destaca que esta é a primeira distinção que recebe em 25 anos de serviço. "Me sinto feliz e gratificado por esta homenagem dedicada a mim e a meus colegas. O mais importante é que a Prefeitura trata a todos igualmente, sem exceção: do motorista ao secretário", aponta Oliveira.
Além da presença do prefeito Marcos Ronchetti e secretário da SMDGRH, Nelson Fernando Otto, o cenário da homenagem foi composto pelos titulares das Secretarias Municipais de Governo, Francisco Fraga, e de Preservação Ambiental, Marcos Aurélio Chedid, bem como coordenadores de serviços e diretores municipais.