A Secretaria Municipal de Planejamento Urbano (SMPU), juntamente com técnicos da concessionária de energia elétrica AES Sul reuniram-se com moradores do loteamento Pôr-do-Sol, no bairro Guajuviras, na última sexta-feira (24/11). O objetivo do encontro, que reuniu aproximadamente 70 famílias na Escola Nancy Pansera, foi estabelecer o cronograma e definir os padrões do material utilizado para a instalação das redes de energia no local.
O processo de instalação de luz, que é parte do programa de regularização fundiária executado pela SMPU na região, havia se iniciado em setembro com a instalação dos primeiros postes de alta tensão. Desde então, o serviço foi paralisado, uma vez que os moradores alegavam não ter condições de arcar com as despesas do material (postes e caixas para os medidores).
Na reunião, o grupo presente entrou em acordo com a empresa, que autorizou a instalação de postes de madeira para as ligações de energia. Inicialmente a empresa havia definido postes de concreto ou aço como padrão. Além disso, ficou autorizado o uso conjunto de um mesmo poste para dois lotes, o que representa redução de custos. Técnicos em eletricidade estarão visitando as residências para orientação na instalação da rede e identificando possíveis problemas estruturais na fiação dentro das residências.
Os moradores sugeriram a criação de uma comissão para pesquisar os valores da compra, fazendo-a em quantidade para obter possível desconto no preço. Também ficou definido o engajamento de todos, para que as famílias participem do processo. A adesão das 303 famílias do Pôr-do-Sol no requerimento de instalação de luz é uma exigência da AES Sul para a execução da obra. A meta da SMPU e da empresa é de que até o dia 12 de dezembro a ligação da rede de energia no local esteja concluída.