A solenidade de aniversário de 25 anos do Parque Esportivo Eduardo Gomes (Peeg), na manhã do último sábado (25/11), foi marcada pela emoção e alegria. Por causa da chuva registrada naquela manhã, a solenidade ocorreu no galpão da Prefeitura de Canoas, reunindo ex-professores, ex-coordenadores, ex-funcionários e servidores públicos que receberam medalha pela colaboração na consolidação do espaço, ao longo destes 25 anos. Mas o principal homenageado foi o ex-prefeito Osvaldo Guindani, gestor responsável pela construção do parque, que foi inaugurado no dia 28 de novembro de 1981. Devido ao mau tempo, os jogos das modalidades futsal mirim e tênis foram realizados no domingo. A Secretaria Municipal de Desporto (SMDES) está estudando uma data, possivelmente no próximo fim-de-semana, para a disputa das modalidades de futsal pré-mirim, voleibol de trio, bocha de duplas e jogos de câmbio e basquete-relógio para os idosos.
Durante a cerimônia de aniversário, Osvaldo Guindani, visivelmente emocionado com a homenagem, falou da época em construir um parque com uma grande estrutura. Ele lembrou do apoio do V Comar em ceder a área, que antes abrigava um aeroclube. "Graças ao entendimento entre a Prefeitura e a Aeronáutica, Canoas ganhou um excelente espaço com benefícios à saúde e ao convívio social", ressalta. Guindani ainda frisou o trabalho de reestruturação e ampliação que o Peeg passou nos últimos anos, "o prefeito Marcos Ronchetti soube entender a importância que o parque pode oferecer à população de Canoas", conclui.
Durante os 25 anos de funcionamento, o Peeg passou por diversas transformações. Por sua excelente posição geográfica, passou a abrigar eventos de grande porte do calendário municipal. Desde 1993, o parque sedia a Semana Farroupilha e em 2001, iniciaram-se as comemorações da Festa do Trabalhador. Recebendo elevado número de visitantes, o parque foi ampliado, através da construção de estacionamento e da área de eventos. A partir de 2004, o desfile das escolas de samba de Canoas passou a ocorrer no Eduardo Gomes. No mesmo ano, foi construída a cancha de rodeios, que atualmente é a grande atração da Semana Farroupilha.
Mas é no esporte e no lazer que o parque se destaca na integração da população. Com a possibilidade de usufruir de toda a estrutura, crianças, jovens, adultos e idosos têm á sua disposição quadras de esportes, pista de caminhada e de skate, além de espaços com bastante verde.
O secretário da SMDES, Lademir Silveira, destacou o trabalho realizado por todos os servidores públicos que se dedicaram na manutenção e conservação das atividades do parque. Lademir considera o local referência para outros municípios, com espaços esportivos e para a realização de eventos. "Isso é trabalho em conjunto entre o poder público e a comunidade. São 25 anos de reconhecimento importante a todos os canoenses freqüentadores do Peeg", finaliza.
Além de Osvaldo Guindani, Lademir Silveira e ex-colaboradoes do parque, estiveram presentes, a diretora de Praças e Parques da Secretaria Municipal de Preservação Ambiental, Miria Boschetti; chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Educação, Flávio Fialho e do major do V Comar, Luis Carlos Filho.