Com a proximidade do Natal, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SMASCI), ofereceu às mães beneficiadas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) uma oficina de artesanato com motivos natalinos. A organização da atividade, ocorrida nesta quinta-feira (30/11), disponibilizou material às 25 famílias participantes para a produção de guirlandas floridas. A oficina ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e foi ministrada pela voluntária Tânia Dias, também servidora do Departamento de Assistência Social. Esta é a segunda edição dirigida às participantes do Centro de Referência, Apoio Sócio-Educativo Meio Aberto (Asema) e Jornada Ampliada. No encontro mensal anterior, realizado em 25 de outubro, as mães criaram enfeites para árvores de Natal e decoração para a casa.
Para a Tânia, o artesanato é "três em um": lazer, terapia e geração de renda. "Este tipo de atividade aumenta a auto-estima e possibilita a produção de mercadorias que ajudem no rendimento mensal", frisa. Ela considera que é através destas oficinas que as mulheres se descobrem. "Mostramos que é possível gerar renda, mesmo com as crianças dentro de casa. As mães são persistentes e muitas conseguem alcançar boas vendas", complementa, lembrando que este é um grande passo para o desenvolvimento pessoal e produtivo delas.
Adriana da Silva Reis, 34 anos, mãe de quatro filhos, há seis meses, participa do programa, das reuniões mensais e das atividades do PETI. "Nas oficinas de artesanato consigo aprender, para aproveitar o que tenho em casa e produzir coisas bonitas. Na aula passada, fiz enfeites para minha árvore de Natal", diz Adriana. Ela explica que também vende o que produz e, com este retorno financeiro, consegue fazer o Natal de seus filhos.
Para a coordenadora do PETI, Rosane Spessatto, o Natal motiva as pessoas a produzirem em suas casas os enfeites e material alusivo à época. "Elas ficam estimuladas a utilizar material reciclável para confeccionar peças natalinas. Nossa proposta, além de incentivar renda, é que elas peguem o gosto pelo trabalho", afirma Rosane. Dentro do programa federal PETI, o Departamento de Assistência Social também já realizou palestras sobre assuntos diferenciados como alcoolismo, auto-estima, alimentação e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.