Entidades assistenciais expõem mais de 200 produtos em 20 dias de mostra
A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SMASCI) deu início há mais um período festivo, que promete, além de gerar renda a beneficiados de oito entidades assistenciais, enfeitar diversas residências canoenses. A abertura oficial da 10ª Feira Arte e Solidariedade, que tem o objetivo de valorizar os produtos artesanais com a chegada do Natal, ocorreu na tarde desta segunda-feira (04/12) e contou com a participação do Grupo Girassol do Centro de Convivência do Idoso. Mais de 200 unidades a baixo custo - entre bolsas, guardanapos, toalhas, trilhos, ímas, tapetes e almofadas - ficarão expostas até 23 de dezembro, na Praça da Emancipação, no Centro de Canoas, das 9h às 18h30min. Para o dia 14 de dezembro está previsto pintura no rosto para o público infantil. No dia 18, a Feira estará contando com a participação do Coral Girassol do Centro de Convivência do Idoso. Atividades como oficinas de plástico Peti e presépio vivo serão nos dias 19 e 20, respectivamente.
Segundo o titular da SMASCI, Ademir Zanetti, esta é a oportunidade do poder público municipal homenagear as entidades assistenciais, reconhecendo o empenho e prestigiando o trabalho produzido por elas durante o ano. "Com as compras de Natal, o comércio fica mais aquecido, proporcionando maiores chances de venda destas mercadorias", acredita Zanetti. Ele explica que o produto sendo consumido repercute positivamente na auto-estima das pessoas, além de propiciar a auto-sustentação da família beneficiada.
Evanildes Agarriberri, 68 anos, da Associação Comunitária Beneficente e Cultural Mãos Dadas, participa pelo 10º ano consecutivo da Feira e considera o período natalino uma época especial para a comercialização de peças artesanais. "Temos um ótimo retorno, porque, além das vendas diárias, recebemos muitas encomendas", comenta Evanildes, lembrando que a feira é o melhor momento de divulgação do trabalho. "A boa localização das bancas e a infra-estrutura do local ajudam na nossa permanência e, conseqüentemente, nas nossas vendas", frisa, destacando o preço acessível das mercadorias, que variam de R$0,80 a 30,00.
Para a voluntária Madalena Frias, 68 anos, da Associação das Senhora da Campanha dos Bebês, que expõem na Feira a produção artesanal das gestantes beneficiadas pela entidade, o maior lucro é ter um espaço para divulgar o trabalho. "A minha paixão está em mostrar o que as mães fazem", afirma Madalena, não esquecendo de salientar que as vendas também são importantes. "É este retorno que incentiva estas mulheres a continuarem com a atividade", declara a voluntária, que participa da Feira também há 10 anos.