Para manter os estoques de sangue que atendem às demandas de urgência e emergência que chegam ao Hospital de Pronto Socorro de Canoas Deputado Nelson Marchezan (HPSC), a instituição realiza, mensalmente, em parceria com o Hemocentro do Estado, campanhas de doação de sangue. No mês de dezembro, a ação, que estava prevista para acontecer no sábado (16/12), foi adiada em função da participação do Hemocentro na abertura oficial do Verão Gaúcho, onde o órgão fará uma grande campanha de coleta em Capão da Canoa, junto aos veranistas.
A próxima dada de coleta no HPSC ainda não foi definida, dependendo da agenda do órgão estadual. Mesmo assim, o hospital necessita de doação de sangue, que pode ser feita no Hemocentro de Porto Alegre (avenida Bento Gonçalves, 3722 - Partenon), de segunda a sexta-feira, das 8h às 18, sem fechar às 12h. Para aqueles que têm dificuldades em deslocar-se até Porto Alegre, o HPSC disponibiliza transporte para o Hemocentro todas as quintas-feiras, às 13h30min. O veículo tem saída e chegada na frente do hospital.
"Embora a campanha tenha sido cancelada, os pacientes continuam chegando. O que não pode ocorrer é ficarmos sem estoques", explica a enfermeira responsável pela Unidade de Captação e Transfusão do HPSC, Gislaine da Silva Farias. Ela diz que nesta época do ano, com a chegada das festas de Natal e Ano Novo, a procura por atendimento tende a aumentar em função de queimaduras, acidentes de trânsito e lesões corporais, aumentando a demanda por sangue. "As principais carências são por sangues do tipo O positivo e negativo e A positivo", diz Gislaine. Outras informações podem ser obtidas através do telefone 3415-4500, com o setor de Acolhimento.