O terceiro dia da 28ª Ação Solidária, promovida pela Prefeitura de Canoas através da Secretaria Municipal de Administração Solidária (SMAS), que aproxima diferentes serviços inteiramente gratuitos da comunidade, foi marcado pelo incentivo à preservação ambiental. O projeto Cadeia Alimentar, iniciado nesta quarta-feira (28/3), que possibilita a troca de materiais recicláveis por alimentos, despertou a atenção da população do bairro Mathias Velho e beneficiou dezenas de pessoas que passaram pelo evento nesta quarta. A iniciativa é desenvolvida em conjunto entre as secretarias municipais de Administração Solidária, Preservação Ambiental e Transportes e Serviços Públicos.
Neste primeiro dia, cerca de 400 kg de alimentos, entre feijão, arroz, açúcar e 50 latas de azeite, foram distribuídos. Para receber os alimentos foi preciso apenas, entregar latas de alumínio e garrafas pet (ver tabela) no ponto de coleta instalado no local. Todo o material recolhido é encaminhado para os galpões de reciclagem, mantido por cooperativas de trabalhadores, ampliando a renda desses profissionais.
Além de conscientizar os moradores a protegerem o meio-ambiente, o projeto contribui para a limpeza das vias públicas. Segundo o secretário da Administração Solidária, Cesin Cafruni, a intenção é expandir o projeto para as próximas edições do evento, alternando materiais e alimentos. A troca do material pode ser feita durante esta edição da Ação Solidária, que acontece até sexta-feira (30/03), na Escola Municipal Rio de Janeiro (rua vereador Antônio Ferreira Alves, 900, bairro Mathias Velho) ou enquanto durar o estoque de alimentos. O evento funciona das 9h às 12h e das 13h às 17h.
Empresários interessados em colaborar com a doações de alimentos devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Administração Solidária pelos telefones 3428.4920 e 3428.5424 ou na sede da Secretaria na rua 15 de Janeiro, 481, sala 223, no Conjunto Comercial Canoas.
Confira a tabela de troca
23 latas - 1 kg arroz
29 latas - 1kg açúcar
35 latas - 1 kg feijão
46 latas - 1 lata azeite
28 garrafas - 1 kg arroz
40 garrafas - 1 kg açúcar
44 garrafas - 1 kg feijão
56 garrafas - 1 lata azeite