A Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (16/05), o Projeto de Lei 7.268/06, do Poder Executivo, que cria as Escolas Técnicas Federais (Centro Federal de Educação Tecnológica - Cefet) no município de Canoas, na região metropolitana do Rio Grande do Sul, e nos estados do Acre, Amapá e Mato Grosso do Sul. No final de março o projeto foi aprovado pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Canoas, Ernani Daniel, que está em Brasília (DF) desde a última terça-feira (15/5), para agilizar a tramitação da matéria nos plenários da Câmara e do Senado, conta que nesta quarta-feira estive reunido com o presidente da Comissão de Finanças e Tributação, o deputado Virgílio Guimarães (PT/MG), que garantiu agilizar o parecer. Atualmente o projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado agora pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. A expectativa é que a votação do tema seja concluída até o final de julho ou início de agosto. Em conversa anterior com o secretário especial de Educação Tecnológica, Eliezer Pacheco, garantiu que a licitação para a construção das instalações físicas do Cefet em Canoas sejam iniciadas logo após a aprovação do projeto.
\t
Em Canoas, o Cefet disponibilizará cursos profissionalizantes a cerca de três mil alunos, podendo receber ensino médio, graduação e pós-graduação tecnológica. Quando estiver em pleno funcionamento, o centro oferecerá cursos voltados para o desenvolvimento regional, com ênfase em informática, eletroeletrônica, química, petroquímica, metalurgia, logística e serviços, entre outros. A sede do Cefet será construída em área de 4 hectares cedida pela Prefeitura de Canoas no bairro Igara III.