Com a chegada do novo mês e a proximidade das festas juninas, alunos da rede de ensino de Canoas realizaram neste sábado (02/06), uma ação educativa de trânsito. Durante toda a manhã os pequenos pedestres, das diferentes escolas da cidade, abordaram motoristas e entregaram panfletos com dicas sobre um trânsito seguro. A ação, promovida pela Secretaria Municipal de Transportes e Serviços Públicos, ocorreu na esquina da avenida A.J. Renner com a rua Engenheiro Acelino Carvalho, no bairro Estância Velha.
Para os colegas Maitê Masiero Astigarraga, 8 anos, e Giovanni Bonjorno Laner, 9 anos, ambos da Escola Barão do Mauá, a participação deles na atividade, além de divertida, contribuiu para a qualidade do trânsito da cidade. "É muito legal poder estar aqui ajudando para o trânsito ficar mais seguro", diz Maitê, observando que já havia orientado pelo menos quatro condutores a colocar o cinto de segurança.
A atividade teve como tema as festas juninas. Cada folheto distribuído fez referência ao tema, como a frase do material confeccionado pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Barão do Mauá, onde além de um balão típico da festa, havia o dizer "São João não quer direção com quentão". Paralelo a blitze, a escola promoveu uma Feira Multicultural, onde o tema central dos trabalhos também ficou focado nos assuntos relacionados ao trânsito.