A Secretaria Municipal de Preservação Ambiental (SEMPA) de Canoas realizou na tarde de hoje (12/06) a captura de um jacaré de papo amarelo, no bairro Nossa Senhora das Graças. O animal estava no pátio de uma moradora da rua Santa Sofia, que acionou a SEMPA para fazer a captura do animal.
Há dois meses, a comunidade e a administração municipal estão empenhadas em encontra-lo. Técnicos da SEMPA já haviam deixado um alerta aos moradores do local para acionarem a secretaria assim que tivessem algum sinal do paradeiro do animal.
O jacaré de papo amarelo, nome científico caiman latirostris, vive em lagoas litorâneas, alimenta-se de mamíferos, peixes e aves e uma das principais causas da sua extinção é a destruição de seu habitat natural e da poluição dos rios.
O animal foi levado a sede da SEMPA e, logo após, reintegrado ao seu habitat natural, sendo liberado no Parque Estadual Delta do Jacui.