"Um Certo Capitão Rodrigo", de Anselmo Duarte, é a atração do próximo Cine Clube Smec, do dia 24 de setembro, a partir das 18h30min, na sala de reuniões da SMEC. Nesta quarta edição, o projeto inicia uma semana antes, com a abertura da exposição "Assim eram os tempos do Capitão Rodrigo", com painéis sobre a história da Semana Farroupilha, época em que passa o filme. Os registros, documentos e fotos estarão expostos no saguão da SMEC (rua XV de Janeiro, 481 - 214/10 - Centro), das 12h15min às 18h15min, de segunda a sexta-feira, e podem ser conferidos gratuitamente.
Dirigido por Anselmo Duarte, "Um Certo Capitão Rodrigo" teve Antônio Jesus Pfeil, consagrado cineasta de Canoas, como assistente de direção. O filme é uma produção brasileira que retrata a parte mais emocionante do romance O tempo e o Vento, de Érico Veríssimo. O personagem é um cavaleiro, meio soldado meio gaudério, cabelos dourados, chega a uma pacata cidade. Ninguém poderia imaginar que aquele homem estava entrando também em suas vidas, conquistando o coração das mulheres e a admiração dos homens. No sangue ferve o amor e a guerra pela liberdade: "- Viver com honra ou morrer com dignidade!"
O Cine Clube SMEC é uma promoção da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e acontece toda a última segunda-feira de cada mês, na sala de reuniões da própria Secretaria, sempre com a exibição de filmes que fizeram história e posterior debate, com a participação de profissionais de diversas áreas. Gratuito e aberto à comunidade, o projeto tem o objetivo de promover a reflexão, vivência e discussão de questões da educação e cultura, através de debates para o crescimento pessoal e profissional.