Mesmo a tarde fria e o forte vento desta segunda-feira (24/9) não desanimou os cerca de 800 idosos que participaram da abertura da 9ª Semana Municipal do Idoso de Canoas. O desfile que teve início na Praça Emancipação com acompanhamento da Banda Marcial da Escola Espírito Santo, se estendeu até o ginásio de esportes da UniLasalle, onde ocorreu a sessão solene de abertura do evento, reunindo 30 grupos de terceira idade do município. A Semana do Idoso segue até o dia 1º de outubro e é promovida pela Prefeitura de Canoas, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SMASCI), com o apoio das Secretarias de Desporto (SMDes) e Saúde (SMS).
A sessão solene contou com apresentações artísticas do Grupo de Dança - Hip Hop e Canto Reviver e, também, do Grupo Musical Lembranças com Samba de Raiz. O secretário da Assistência Social e Cidadania, Ademir Zanetti focou a importância da experiência de vida de cada idoso, fortalecendo a auto-estima como a participação dentro das atividades. "Na verdade a integração dos idosos nesta semana é a forma de trocarmos o nosso pensar e falar pelas experiências tão bem vividas e adquiridas pelos idosos, servindo como uma ponte para a aprendizagem de muitos". Ele acrescenta que a troca de experiências facilita ainda mais a convivência em grupo, além de contribuir para melhor a qualidade de vida.
Além dos grupos, participaram do evento o vice-prefeito Jurandir Maciel, secretário da SMDes, Antônio Dedomênico, e vereadores da Câmara Municipal, Xirú e Ricardo Maciel, além da comunidade em geral. A programação reúne atividades variadas, que vão desde apresentações artísticas, jogos e bailes, até atividades físicas adaptadas à terceira idade. Na terça-feira (25/9) a partir das 9h30min, iniciam-se os jogos, que acontecem no Parque Esportivo Getúlio Vargas (Capão do Corvo). Na quarta-feira (26/9) ocorrem palestras sobre Educação no Trânsito e Qualidade de Vida no Centro de Convivência do Idoso (CCI). Já no dia 27, haverá tarde no cinema e comemoração do aniversário do Grupo Renascer. O encerramento da Semana será marcado com um baile no Clube Fênix, animado com música ao vivo. Outras informações na sede do CCI, rua Clemente Pinto, 92, bairro Nossa Senhora das Graças ou pelo fone 3477-5296.
Confira a programação:
25/9 - a partir das 9h30min - 9ª edição dos Jogos de Integração dos Idosos Canoenses (SMDes) - Local: Parque Municipal Getúlio Vargas (Capão do Corvo)
26/9
14h - Palestra Educação no Trânsito (SMTSP)
15h- Encontro Qualivida com Beto Rigotti
Local: Centro de Convivência do Idoso (CCI), rua Clemente Pinto, 92 - Nossa Senhora das Graças.
27/9
14h- Baile de Aniversário do Grupo Renascer - Local: rua Lajeado, 1366, bairro Niterói
15h- Uma Tarde no Cinema Cinemark de Canoas (R$ 2) - Local: Canoas Shopping.
01/10
14h - Baile de encerramento da 9ª Semana do Idoso, com música ao vivo.
Local: Clube Fênix - av. Santos Ferreira, 5151.