Beneficiários do Bolsa Família recebem dicas de alimentos nutritivos
Uma equipe de nutricionistas da Seção de Atenção Alimentar, da Prefeitura de Canoas, realiza amanhã, dia 22 de novembro, oficinas de lanches saudáveis aos pequenos beneficiários do Programa Bolsa Família, atendidos pelo departamento. O ciclo de palestras acontece durante toda esta semana, quando estão sendo abordados temas como: hábitos alimentares saudáveis, prevenção de gravidez na adolescência, aproveitamento integral dos alimentos, além dicas de prevenção de acidentes.
As oficinas ocorrerão às 14h e 15h30, desta quinta-feira, e às 8h30 e 10h, de sexta-feira (23/11), no Conjunto Comercial Canoas. O foco desta edição é a criança com idade entre cinco e dez anos. Para isso, foi idealizada a oficina de lanches saudáveis, que irá ensinar aos pequenos, de forma divertida, como produzir uma merenda atrativa e altamente nutritiva.
Nesta quarta-feira (21/11) o Plenário da Câmara de Vereadores do município acolheu os integrantes do programa que participam das palestras. Carmen da Silva, mãe de cinco filhos, dos quais quatro recebem o benefício, estava empolgada com as dicas da nutricionista. "Não sabia que poderia utilizar casca de certos alimentos e, ainda assim, manter o sabor. Aproveitando o alimento de forma integral acabo, também, economizando", comenta Carmen.
Segundo a chefe da Seção de Atenção Alimentar da SMS, Eloisa Gazzo, o objetivo é atender, esta semana, mais de mil famílias, destacando a importância dos pais participarem das palestras, uma das condicionalidades do programa. Este é o quinto ano da atividade, que acontece, normalmente, nos meses de junho e novembro. Aproximadamente, 10 mil famílias são beneficiadas pelo programa Bolsa Família, em Canoas.
Além da equipe da Seção de Atenção Alimentar do município, composta por nutricionistas e assistentes sociais, foram convidados outros profissionais como engenheiros sanitaristas, fonoaudiólogos, médicos, enfermeiros e professores e para ministrarem as palestras.
O que: Ciclo de Palestras aos beneficiários do Programa Bolsa Família
Quando: de 19 a 23 de novembro de 2007
Onde: Conjunto Comercial Canoas - rua 15 de Janeiro, sala 214, no auditório da SMEC, no centro da cidade
Horário: das 8h30 às 15h30
Cronograma
22/11 - SMEC - sala B
08h30 - Modificando hábitos alimentares
10h - Afinal, o que é o Programa Bolsa Família?
14h - Oficina de lanches saudáveis
15h30 - Oficina de lanches saudáveis
23/11 - SMEC - salas A e B
08h30 - Oficina de lanches saudáveis (sala B)
10h - Oficina de lanches saudáveis (sala B)
14h - Crescer sem violência faz a diferença (sala A)
15h30 - Aproveitamento integral dos alimentos (sala A)