Plano de Auxílio Mútuo irá potencializar as ações na prevenção de situações de risco
Integrantes da Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec), do 8º Comando Regional de Bombeiros (CRB) e representantes de empresas da avenida Guilherme Schell, do bairro Industrial, estiveram em solenidade no gabinete do prefeito de Canoas, Marcos Ronchetti, para a assinatura do terno de adesão ao Plano de Auxílio Mútuo (PAM) e posse da comissão de trabalho no período 2007/2008. O PAM tem por objetivo integrar ações preventivas e de combate a sinistros nas empresas da região, além de preparar a comunidade para a identificação de situações de risco, degradação ambiental, ameaças e desastres, além de trabalhar a prevenção de acidentes e agilizar o acionamento da Defesa Civil em caso de ocorrências. Em dezembro de 2006, foi criado o primeiro PAM do município congregando nove empresas da avenida Frederico Ozanan, no bairro Brigadeira.
De acordo com o coordenador do Comdec de Canoas, Márcio Kauer, diferentemente do PAM da avenida Ozanan, que é composto prioritariamente por empresas que trabalham com gases e produtos inflamáveis, o novo consórcio é formado por instituições que atuam em áreas diversificadas. "Para obedecer às peculiaridades de cada empresa, iremos fazer a capacitação dos brigadistas e padronizar os equipamentos de segurança, para agilizar o atendimento, no caso de sinistros, do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil". Kauer informou que serão realizados simulados para verificar o tempo de resposta do socorro.
O prefeito, Marcos Ronchetti, parabenizou o grupo pela iniciativa e ressaltou a importância dos PAMs para a segurança global do município. "Hoje sabemos que somente o poder público não consegue dar conta de toda a demanda da cidade. Por isso, ressalto a importância dessas parcerias entre o público e o privado visando o bem maior da sociedade". Ronchetti lembrou que ainda está em fase de conclusão a implantação do Plano de Auxílio Mútuo nos bairros Niterói e Rio Branco.
Foram empossados: Jorge Antônio Pereira, da AGCO do Brasil Com. e Ind. Ltda., como coordenador do PAM, Eloir Athaides Gomes, da MWM International, como secretário, e André Andara, da Distribuidora de Petróleos Ipiranga, como suplente. As reuniões do grupo estão programadas para acontecer uma vez por mês, sempre em uma empresa diferente, oportunizando, assim, a interação entre os integrantes do PAM. Participam, também, do consórcio as empresas ALL América Latina Logística, Engepol Geossintéticos Ltda., Nova Protecin Requalificadora de Cilindros Ltda., Pavioli S/A e Transporte Panazzolo.