A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Canoas está estruturando uma ampla programação alusiva ao Dia Mundial de Combate a Tuberculose, comemorado em 24 de março. Durante a semana de 24 a 28 de março, equipes do Setor de Tisiologia, do Departamento de Vigilância em Saúde da SMS, irão intensificar ações para diagnóstico e controle da doença, além de sensibilização da comunidade e de profissionais da área da saúde para atuar em parceria com o setor.
A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa, causada pelo Bacilo de Koch, e transmitida, exclusivamente, através das vias respiratórias, como tosse, espirro e fala, por pessoas com tuberculose infecciosa ativa. Conforme lembra a enfermeira coordenadora do Setor de Tisiologia, Michele Martins, antigamente, aquelas pessoas que eram afetadas pela doença sofriam forte discriminação, e eram privadas do convívio social. Segundo ela, isso acontecia por causa do desconhecimento das formas de contágio da doença. Naquela época se acreditava que tomar chimarrão ou compartilhar o mesmo copo ou talheres se podia contrair a patologia.
Segundo o Ministério da Saúde (MS) a manifestação da doença, em todo o mundo, está ligada à pobreza, má distribuição de renda e urbanização acelerada. No entanto, a partir dos anos 90 com a epidemia da AIDS, a tuberculose ressurge, principalmente, nesses pacientes devido à baixa imunidade decorrente da doença, aumentando a probabilidade de transmissão do bacilo.
Um alerta que deve ser dado à população é com relação aos principais sintomas indicativos da tuberculose: tosse por mais de 15 dias, com ou sem escarro; febre no final da tarde; perda de peso e apetite; cansaço fácil; falta de ar; dor no peito ou nas costas; e suores noturnos. Aqueles que apresentarem alguns desses sintomas devem procurar o Setor de Tisiologia para orientação ou profissional da saúde da rede básica.
Depois de diagnosticada a tuberculose, o paciente deve iniciar um tratamento que dura seis meses e, se obedecida a regularidade, a possibilidade de cura é de 100%. A medicação é gratuita e fornecida pelo centro de referência do município (Setor de Tisiologia) que notifica os casos ao Ministério da Saúde. Após 15 dias de tratamento regular o paciente não transmite mais a doença. Também é importante observar que o doente deve permanecer em ambiente arejado e bem ventilado. Uma das formas de prevenção da doença é a vacina BCG (Bacille Calmette-Guérin) aplicada ao nascer, que prevê dez anos de imunização.
O centro de referência de Canoas atende, também, pacientes oriundos de Nova Santa Rita. Em 2007, foram notificados 230 casos da doença no município, sendo 130 de tuberculose contagiosa. Conforme explica Michele, apesar de o bacilo afetar, principalmente, os pulmões, caracterizando a tuberculose pulmonar, única forma contagiosa, ele pode, também, se alojar em qualquer órgão do corpo e levar a morte caso não for tratado
O Brasil, de acordo com dados do MS, ocupa a 16ª posição em incidência da doença, dentre as 22 nações acometidas pela epidemia. No mundo, a cada ano, são diagnosticados oito milhões de casos novos, dos quais dois milhões resultam em óbito.
O Setor de Tisiologia opera com uma equipe qualificada de médicos, enfermeira e técnicos de enfermagem, no Centro de Saúde, rua Frei Orlando, s/n, 2º andar, no centro da cidade. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3466.2568.