A Prefeitura de Canoas deu mais um passo no processo de regularização fundiária do município. Durante esta semana, a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano (SMPU) esteve em reunião com representantes dos loteamentos João de Barro, no bairro Niterói, e Sete de Outubro, do bairro Estância Velha, juntamente com técnicos da Companhia de Habitação do Estado do Rio Grande do Sul (Cohab-RS), para tratar da comercialização e titularidade de posse dos terrenos. Participaram também das reuniões integrantes da Comissão de Regularização Fundiária, da Câmara Municipal de Vereadores de Canoas.
Na manhã desta quinta-feira (17/04), representantes da associação de moradores e lideranças de quadra do loteamento João de Barro trataram do processo de regularização dos lotes das 1.026 famílias, que há mais de 15 anos ocuparam a área de forma irregular. A administração municipal participou de todo o processo determinando as diretrizes urbanísticas e a aprovação do projeto. Com isso, a Cohab efetuou a individualização dos lotes para a comercialização dos espaços. Quarta-feira (16/04) foi a vez da comunidade do loteamento Sete de Outubro tratar do assunto. Ao todo, 980 famílias terão a oportunidade de formalizar a situação de moradia.
De acordo com a diretora do Departamento de Regularização Fundiária (DRF), da SMPU, Giovana Palauro, a "Cohab oportunizou as famílias um preço acessível. Até mesmo por se tratar de pessoas carentes". Para facilitar o processo, a SMPU disponibilizará um espaço exclusivo, dentro do departamento, para a Cohab atender à comunidade. O DRF fica na rua 15 de Janeiro, 481, sala 201. Informações pelo telefone 3428.2292.