A cada ano, milhares de pessoas precisam de transfusão de sangue em todo o mundo e, como o sangue não pode ser fabricado, por trás desse grande número vem a solidariedade. Atualmente, a solidariedade tornou-se solução para muitos problemas de saúde, uma vez que todo sangue doado é enviado aos hospitais para atender os casos de emergência e pacientes internados.
Em Canoas, o sistema de doação de sangue acontece em parceria com o Hemocentro de Porto Alegre. De segunda a sexta-feira, o Hospital de Pronto Socorro de Canoas Deputado Nelson Marchezan (HPSC) disponibiliza, gratuitamente, um veículo para levar os doadores de sangue até a capital. O automóvel sai da frente do HPSC (rua Caçapava, 100 - Mathias Velho), nos seguintes horários: de segunda à quinta-feira, às 9h30min, e as terças e sextas, às 13h30min. Após a doação, os voluntários são trazidos de volta ao mesmo local.
Os interessados em colaborar devem realizar agendamento prévio no Serviço de Acolhimento do HPSC, através do telefone (51) 3415-4500 - ramal 536. Aqueles que preferirem, podem dirigir-se diretamente ao Hemocentro (avenida Bento Gonçalves, 3722 - bairro Partenon), de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Requisitos para ser um doador
Para ser doador, é necessário ter idade entre 18 e 65 anos, peso igual ou superior a 50 kg, gozar de boa saúde e não ter ingerido álcool nas últimas 24 horas. É recomendado, também, que o voluntário tenha dormido no mínimo 6 horas na noite anterior à doação. Pessoas com piercings e tatuagens somente poderão participar após um ano desde a aplicação dos mesmos. Os voluntários também deverão apresentar documento de identidade com foto.