O Departamento de Cultura da Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), através da Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva, promoveu na tarde desta quarta-feira, 27/08, o estudo dos contos de Machado de Assis que constam no edital da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
A abertura do evento foi feita pelo grupo de teatro da Escola Municipal Especial para Surdos Vitória que apresentou adaptação à realidade canoense dos contos "Pai Contra Mãe" e "O Caso da Vara".
Logo após, o professor da UFRGS, Antônio Sanseverino, palestrou sobre a importância das sutilezas na obra Machadiana. "Há uma série de provocações, ironias nos contos. É preciso paciência para entrar no jogo do autor e entender o enredo", afirmou. Sanseverino tem graduação em Curso de Licenciatura em Letras pela UFRGS, mestrado em Letras também pela UFRGS e doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul com a tese "Realismo e Alegoria em Machado de Assis".