Em plena a era das revoluções tecnológicas é preciso acompanhar os avanços. Além de informação e entretenimento, a inserção no meio digital oferece benefícios como qualificação para ingressar no mercado de trabalho. Pensando nisso, o Centro Social Urbano (CSU) Mathias Velho, através da Associação dos Amigos do CSU, oferece cursos de informática à comunidade canoense.
Na manhã desta sexta-feira (29/08), a terceira turma do curso básico, com 32 horas de duração, recebeu os certificados. Entre os 20 formandos estava a dona-de-casa Valoir Lacerda Gomes, de 62 anos. Sem se importar com a idade, ela se inscreveu no curso com o objetivo de realizar o sonho de aprender a operar um computador. "Conhecimento nunca é demais. E nos tempos modernos em que vivemos hoje não dá para ficar para trás", declarou.
O CSU Mathias Velho é vinculado à Secretaria Municipal de Desporto (SMDes). Presente à cerimônia de formatura, a diretora do Departamento de Desporto Lazer e Recreação, Ednéia Motta, destacou que mesmo em nível básico, o curso é de grande valia para a formação. "O Projeto Inclusão digital prevê a ampliação dos módulos, para intermediário e avançado, na tentativa de oferecer uma qualificação mais completa", ressaltou. Além disso, Ednéia destacou que as parcerias firmadas com a Fundação Pensamento Digital, ONG Parceiros Voluntários, Pólo de Tecnologia de Canoas, além da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico são fundamentais para dar andamento ao projeto.
Projeto Inclusão Digital
No CSU Mathias Velho, o Projeto Inclusão Digital iniciou com a doação de cinco computadores, realizada pela Fundação Pensamento Digital, em 2006. O objetivo do projeto é oferecer à comunidade a oportunidade de conhecer a tecnologia da informática, como possibilidade de aprendizado, informação e inclusão social.