"Tornando oficial o amor que é real". Esse foi o lema da terceira edição do Casamento Solidário, cerimônia que oficializou a união de 82 casais neste sábado (27/09), em Canoas. O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SMASCI), reuniu centenas de pessoas no Ginásio do SESI.
A organizadora do evento, Vera Garibaldi, explica que a iniciativa surgiu para oportunizar que pessoas de baixa renda realizem o sonho do casamento, recebendo toda a documentação do registro civil.
Para o prefeito do município e padrinho coletivo na cerimônia, Marcos Ronchetti, o Casamento Solidário é mais uma realização da atual Administração para atuar no exercício da cidadania da sua comunidade. "Hoje os casais que participaram do evento tiveram a oportunidade de ter os seus direitos reconhecidos. Contudo, essa cerimônia apenas oficializou perante a lei, o que já está oficializado há algum tempo nos corações de cada um deles", destacou Ronchetti, desejando votos de alegria e felicidade \'nessa nova etapa da vida\'.
Ao som do artista canoense Roberto Carlos Cover, os primeiros noivos a entrarem no salão foi o casal Fabiano Soares e Silvana Machado. "Nós já tínhamos nos programado para casar esse ano civil. Então, quando ficamos sabendo do Casamento Solidário, resolvemos participar também. É uma oportunidade para concretizar o nosso amor, depois desses sete anos que já passamos juntos", afirmou a noiva, maquiada e vestida a rigor, especialmente para a ocasião.
Dirceu Ferreira e Érica dos Santos, moradores do bairro Olaria, estão juntos há 29 anos e neste sábado oficializaram a união. Com seis filhos e dois netos, o casal afirma que o amor e o dia-a-dia não mudará, mas agora acreditam que a vida a dois estará mais completa e abençoada. "Sempre deu tudo certo e nunca brigamos, só esses desentendimentos de casal", destaca ele. Este foi um dos motivos que levou Dirceu, aposentado de uma empresa de transportes públicos, e Érica, dona-de-casa, 50 anos, a participar do Casamento Solidário.
O responsável por abençoar os noivos, o pastor Edgar Machado, da Igreja Evangélica Assembléia de Deus, disse estar emocionado em ser representante de Deus para celebrar esse \'casamento coletivo\'.
Edições anteriores
Em 10 de setembro de 2005, 80 casais oficializaram união, em uma grande celebração no ginásio esportivo do SESI. Segundo os organizadores do evento, além do reconhecimento dos direitos legais, a mudança de estado civil melhora a auto-estima das famílias. A segunda edição do casamento solidário aconteceu em 16 de setembro de 2006, no Parque Esportivo Eduardo Gomes (PEEG), durante as comemorações da Semana Farroupilha. Ao todo, 100 casais pilchados participaram da cerimônia, que contou, também, com um ato ecumênico.