Literatura e inserção cultural são focos do programa de leitura
Foi com expectativa que a jovem Priscila da Silva aguardava a chegada dos livros da Sacola Itinerante, do Departamento de Cultura da Prefeitura de Canoas. Mãe de um menino e de gêmeas, Priscila é uma das 100 mães atendidas pela Associação das Senhoras da Campanha dos Bebês que a partir de hoje (27/10) passa a integrar o projeto de leitura do município. "Estou ansiosa para ler o livro do seu Etevaldo (Silveira), que conheço desde criança. Ele é amigo da minha avó. Tínhamos um convívio bem próximo", disse orgulhosa ao retirar a obra "A Solidão do Poeta" do Patrono da Feira do Livro de Canoas, deste ano.
O objetivo do projeto Sacola Itinerante é estimular a leitura e democratizar o acesso a obras literárias. Cada bolsa contém 30 livros, com gêneros e autores variados. Segundo a diretora do Departamento, Ivone Frare, é fundamental que se forme um público cativo para os eventos culturais da cidade, que cresceram muito nos últimos anos, não somente em volume de pessoas e atividades, mas, principalmente, em qualidade.
A composição do kit de obras foi construída junto com as beneficiadas pela instituição. Foi levado em conta temas que despertem o interesse das mães, para montar a Sacola. Entre os assuntos mais pedidos estão: poesia, literatura infantil, auto-ajuda e culinária. A entrega oficial da primeira Sacola foi a uma das 25 mães atendidas nesta segunda-feira. Mais três kits serão disponibilizados a associação, para atender as demais beneficiadas.
Ao todo o projeto, iniciado em 2007, atende 42 escolas de Ensino Fundamental, 13 CTGs e cinco associações e entidades. Interessados em ajudar a incrementar o acervo do Sacola Itinerante, podem entrar em contato com o Departamento de Cultura - rua 15 de Janeiro, 481, sala 401, Centro, (51) 3428.5746.
Associação das Senhoras da Campanha dos Bebês
Presidida por Maria de Lourdes Siloboda Fonseca, a entidade atende 100 mulheres carentes, grávidas ou com bebês até 6 meses. No local são oferecidos e oportuniza cursos de habilidades manuais, palestras sobre temas como planejamento familiar e amamentação e atividades recreativas aos pequenos. A Associação fica na rua Hélio Castilhos, 1347, em frente a Praça Dona Mocinha, no bairro Niterói. Doações podem ser feitas no local ou pelo telefone (51) 3464.6444.