As mostras fazem parte das comemorações dos 18 anos do Museu Municipal da cidade
Até 30 de novembro é possível conferir, gratuitamente, no Museu Municipal de Canoas Hugo Simões Lagranha, duas exposições que integram as festividades de comemoração dos 18 anos do local.
A mostra "Museu Municipal: 18 anos preservando a história de Canoas" reúne fotografias que narram a trajetória do espaço cultural. De acordo com a coordenadora do Museu, Marta Tróis, as fotos revelam momentos marcantes como exposições e datas comemorativas. A cerimônia que batizou o Museu com o nome do ex-prefeito Hugo Lagranha tambéme está registrada.
A segunda exposição reúne as dez primeiras peças doadas para o Museu, além da peça número mil, uma bolsa "leva-tudo" utilizada pelo ex-prefeito Lagranha. Entre os objetos reunidos nessa exposição, destaque para a cruz-de-ferro que pertenceu à primeira igreja católica de Canoas, construída em 1898 e demolida em 1928.
Há também outros objetos historicamente valiosos, como uma máquina de escrever Mercedes modelo nº 5, fabricada na Alemanha na década de 1920 e doada pelo comerciante Miguel Moura da Silveira. Uma placa de metal, alusiva ao cinqüentenário de emancipação política de Canoas, também está exposta.
Na última semana, o prefeito Marcos Ronchetti acompanhado de sua esposa, Rose Santos, prestigiou mostra. Na ocasião, Ronchetti lembrou da doação feita por ele ao acervo: cartas escritas aos seus pacientes pela sua mãe, Olga Ronchetti, em 1992, ano em que ainda atuava somente como médico e que concorreu pela primeira vez, para a Câmara Municipal. Nos textos, segundo Ronchetti, assumia o compromisso de atuar para melhorar a qualidade do serviço público de saúde e de construir um hospital de Pronto-Socorro em Canoas.