Cerca de 20 toneladas de alimentos e roupas serão entregues ao Estado que, há mais de 15 dias, sofre com as tempestades
Desde que o Estado de Santa Catarina decretou situação de emergência, em função dos temporais que devastaram diversos municípios, a Prefeitura de Canoas vem honrando o slogan Administração Solidária. Através da Coordenadoria Municipal da Defesa Civil (Comdec), duas toneladas de mantimentos, entre comida e água, já foram entregues ao município. Até a próxima quarta-feira (03), a população atingida deverá receber, ainda, 17 toneladas de roupas e alimentos, além de 20 mil litros de água potável.
De acordo com o coordenador interino da Comdec, Vanderlei Boni, o município de Canoas é uma área central, na região metropolitana e, por isso, recebe doações de outras localidades para serem destinadas aos catarinenses. "Ao mesmo tempo em que chegam muitos donativos, ainda faltam muitas arrecadações. São mais de 78 mil pessoas desabrigadas. Ao todo, cerca de 150 mil pessoas precisando da solidariedade dos Estados vizinhos. Vamos continuar arrecadando e enviando as doações até que a situação esteja estabilizada", frisou Boni.
Além do esforço concentrado da Defesa Civil, a Base Aérea de Canoas, voluntários da Prefeitura Municipal e da comunidade estão engajados na tentativa de ajudar os catarinenses a reconstruírem suas vidas. Esta, agora, é a maior vontade do motorista Moisés Vaz, 38 anos, morador da cidade de Brusque, uma das atingidas pelas tempestades. Ele, que estava em casa com a esposa e duas filhas no momento em que parte de sua casa desabou, não medirá esforços para ajudar quem perdeu muito mais. "Tem gente que ficou só com a roupa do corpo. Muitos já morreram. Neste momento, a solidariedade é muito importante".
É de pessoas como Jaqueline Jacques Messias, voluntária da Prefeitura de Canoas, que vem o impulso para seguir em frente. Na tarde desta terça-feira (02/12), ela esteve no Parque Esportivo Eduardo Gomes (PEEG) auxiliando na triagem e organização dos donativos. Para ela, este é um momento muito difícil e, por isso, a mobilização de todos é importante para que os catarinenses consigam se reerguer.
\t
Interessados em fazer doações podem comparecer ao Parque Esportivo Eduardo Gomes das 8h30 às 12h e das 14h às 17h30, ou se dirigirem ao Corpo de Bombeiros, que recebe os donativos 24hs. Informações pelos telefones 3476-3400 e 9999-3914.